Histórico

Seleção jogará amistoso com uniforme preto em ato contra o racismo

Ação será inédita na história do time

Camisa preta será usada no amistoso da Seleção contra Guiné, no sábado
Camisa preta será usada no amistoso da Seleção contra Guiné, no sábado |  Foto: Joilson Marconne/CBF
 

A CBF informou, nesta segunda-feira (12), que a Seleção Brasileira jogará pela primeira vez em sua história com um uniforme preto. E essa novidade será no próximo sábado (17), no amistoso conta a Guiné, em Barcelona, na Espanha. 

A inciativa faz parte de uma ação da entidade e que tem como o principal objetivo combater o racismo, principalmente pelos recentes ataques que Vinícius Júnior sofreu durante essa temporada vestindo a camisa do Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol.A situação repercutiu no mundo todo e o atleta brasileiro recebeu ajuda de diversos jogadores e personagens importantes pelo mundo.

A inciativa faz parte de uma ação da entidade e que tem como o principal objetivo combater o racismo
  

A ação será apenas no primeiro tempo da partida. Na volta para a segunda etapa, a Seleção voltará a jogar com o tradicional uniforme amarelo, que também terá uma alusão no combate ao racismo.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância na luta diária contra o racismo e lembro que o Brasil foi a primeira federação do mundo a registrar perda de ponto no campeonato caso alguém sofra alguma ato racista durante uma partida de futebol.

"Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas. Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por causa de atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBF", destacou o dirigente.

< Artista plástico produz esculturas gigantes de dinossauros em Magé MC Daniel desabafa após término com Mel Maia: 'Vontade de sumir' <