Convocados
Seleção tem volta de 'estrelas' e desfalques; veja a lista
Brasil enfrenta Coreia e Japão em amistosos fora de casa

O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta quarta-feira (1º) a lista dos 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira nos amistosos de outubro, válidos pela Data Fifa. Os adversários serão Coreia do Sul e Japão, em compromissos marcados para os dias 10 e 14, respectivamente. Os jogos acontecem em Seul e Tóquio.
O principal destaque da convocação foi o retorno da dupla do Real Madrid, Vinicius Júnior e Rodrygo. Ausente na última lista por estar suspenso, Vinicius volta a ser opção ofensiva para Ancelotti. Já Rodrygo foi lembrado pela primeira vez pelo técnico italiano desde que assumiu o comando da seleção ambos foram comandados por Ancelotti no clube espanhol.
"Rodrygo é um jogador muito importante para a seleção. Ele tem características técnicas muito importantes e pode jogar em todas as posições [do ataque]", avaliou o treinador, durante a divulgação feita na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Lesões forçam mudanças
Ancelotti não pôde contar com nomes frequentes nas convocações anteriores. Por lesão, ficaram de fora o atacante Raphinha (Barcelona), o zagueiro Marquinhos (PSG), o lateral Alexsandro Ribeiro, o volante Andrey Santos e o goleiro Alisson, todos presentes nas listas anteriores do treinador.
Apesar das baixas, Ancelotti manteve a espinha dorsal da equipe utilizada nas últimas partidas das Eliminatórias. Em setembro, o Brasil venceu o Chile e foi derrotado pela Bolívia na altitude de La Paz.
Entre os jogadores que atuam no futebol brasileiro, apenas dois foram chamados: o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, e o zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro. Hugo é um dos poucos atletas presentes em todas as convocações do técnico italiano até agora.
A lista também trouxe novidades no meio-campo, como os volantes André e João Gomes, ambos do Wolverhampton, além do retorno do atacante Igor Jesus, do Nottingham Forest, e do lateral Carlos Augusto, da Inter de Milão.
Agenda da Seleção
A delegação brasileira se apresenta já na próxima segunda-feira (7), em Seul. O primeiro compromisso será contra a Coreia do Sul, no Estádio da Copa do Mundo da capital coreana, no dia 10 de outubro, às 8h (horário de Brasília). Quatro dias depois, a Seleção encara o Japão, no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, às 7h30.
Segundo Ancelotti, a ideia é utilizar a sequência de amistosos como preparação gradual para a Copa do Mundo. O planejamento inclui confrontos contra seleções africanas em novembro e, posteriormente, duelos contra adversários europeus em março de 2026.
"Acredito que estamos fazendo um bom planejamento para o melhor campeonato do mundo", afirmou o técnico.
Confira a lista de convocados
Goleiros:
Bento (Al-Nassr)
Ederson (Fenerbahçe)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Caio Henrique (Monaco)
Carlos Augusto (Internazionale)
Douglas Santos (Zenit)
Militão (Real Madrid)
Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Beraldo (PSG)
Vanderson (Monaco)
Wesley (Roma)
Meio-campistas:
André (Wolverhampton)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
João Gomes (Wolverhampton)
Joelinton (Newcastle)
Paquetá (West Ham
Atacantes:
Estêvão (Chelsea)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Igor Jesus (Nottingham Forest)
Luiz Henrique (Zenit)
Matheus Cunha (Manchester United)
Richarlison (Tottenham)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinicius Júnior (Real Madrid)
A Seleção ainda tem mais dois amistosos programados para este ano, durante a Data Fifa de novembro, entre os dias 10 e 18, encerrando o calendário de 2025.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!