Skip to content

Esportes

Sem Arrascaeta, Uruguai tropeça e apenas empata com a Coreia do Sul

Redação | Publicado em:

Divulgação/Fifa

 





image


generate image?eliteImageId=46596&web=true&timestamp=1669301926428




align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen








left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Uruguai e Coreia do Sul protagonizaram o jogo mais morno desta primeira fase até aqui e empataram em 0 a 0 nesta quinta-feira (24), no Estádio Cidade da Educação. A partida abriu a disputa no Grupo H, que também conta com Portugal e Gana.

Os primeiros minutos foram de muita correria e pouca inspiração. A Coreia ficava mais com a bola, enquanto o Uruguai tentava espetar contra-ataques nas costas da defesa adversária. O duelo prometia tática contra força física, e os dois lados tentavam explorar a velocidade pelos lados.

A partida mantinha um ritmo forte e pegado, mas não teve chances de gol nos primeiros 20 minutos. As defesas estavam bem postadas e os ataques ainda pouco criativos. Os dois lados apostavam em cruzamentos, mas sem sucesso até então.

Nomes de mais peso do Uruguai, Darwin Nuñez e Luís Suárez se movimentavam bastante e saíam da área para tentar criar através da aproximação, mas eram muito bem marcados – assim como Son, destaque absoluto da Coreia do Sul.

A partir da segunda metade da etapa inicial, os sul-americanos começaram a impor seu ritmo aos poucos, com os asiáticos se fechando cada vez mais. Quando subiu, deixou espaços que quase resultaram em gol uruguaio – mas Mathías Olivera errou passe simples que deixaria Nuñez cara a cara com o goleiro Kim Seung-Gyu.

A primeira grande chance aconteceu apenas aos 33 minutos. Kim Moon-Hwan recebeu pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área, encontrando Hwang Ui-Jo. No entanto, ele tentou a chapada e pegou muito embaixo da bola, mandando por cima da meta de Rochet.

O Uruguai respondeu aos 42. Após escanteio cobrado por Valverde, o zagueiro Godín subiu mais que toda a defesa e desviou de cabeça, carimbando a trave e arrancando suspiros da arquibancada. 

Quando começava a engrenar e crescer de qualidade, a primeira etapa chegou ao fim com apenas um minuto de acréscimo – destoando do restante do Mundial, com longos períodos extras ao fim do tempo regulamentar.

Segundo tempo

A etapa complementar começou ainda mais truncada e com as equipes abusando cada vez mais da bola aérea – diante da dificuldade de criar com a bola nos pés pela região central do campo. Até mesmo faltas na intermediária eram lançadas à área. 

Com o jogo muito amarrado, os técnicos começavam a olhar para os bancos de reservas em busca de alternativas para mudar o panorama a seu favor. Pelo lado do Uruguai, três jogadores do Brasileirão aguardavam oportunidade: Varela e Arrascaeta, do Flamengo, e Cannobio, do Athletico-PR.

Aos 17 minutos, uando a Coreia do Sul tentava manter a posse no campo de ataque, o Uruguai encaixou um contragolpe com lançamento de Godín para Darwin Nuñez. Ele ganhou na velocidade do defensor, que caiu no chão, mas acabou não conseguindo o cruzamento para Suárez.

Em seguida, o técnico Diego Alonso trocou o apagado Luis Suárez pelo também experiente Edinson Cavani. A Celeste passou a ter mais a bola e cercar a área adversária em busca de oportunidades de gol a 20 minutos do fim da estreia, mas faltava inspiração.

Pressionada e com atuação abaixo do pouco que mostrou na primeira etapa, a Coreia realizou três alterações simultâneas a 15 minutos do fim. Hwang Ui-Jo, Na Sang-Ho e Lee Jae-Sung saíram para as entradas de Cho Gue-Sung, Lee Kang-In e Son Jun-Ho.

O Uruguai respondeu imediatamente e também renovou o fôlego com De la Cruz e Viña nas vagas de Vecino e Matías Olivera. Os jogadores que entraram possuíam mais ímpeto ofensivo, demonstrando que a seleção sul-americana tentaria uma blitz final pelos três pontos.

Apesar da expectativa dos torcedores, sobretudo dos rubro-negros, o jogador do Flamengo que entrou no fim não foi Arrascaeta – mas sim o lateral-direito Varela, que tomou a vaga do atacante Pellistri. A intenção era utilizá-lo como uma espécie de ponta para explorar o lado do campo de ataque.

A melhor oportunidade foi criada por Valverde aos 44 minutos. Ele recebeu na ponta esquerda, percebeu a falta de opções para passe e arriscou de longe, soltando uma bomba e quase marcando um golaço, acertando a trave pela segunda vez na partida por parte dos uruguaios.

Logo na sequência, a Coreia respondeu com Son. O goleiro Rochet vacilou na saída de bola e chutou mascado, mandando no pé do atacante na entrada da área. Ele dominou e já chutou de primeira, mandando de canhota à esquerda da meta uruguaia.

Mesmo com oito minutos de acréscimo, não houve tempo para mais nada. Superando o empate também sem gols entre Dinamarca e Tunísia, Uruguai e Coreia do Sul protagonizaram o jogo mais morno desta primeira fase até aqui.

Com o resultado, as equipes somam um ponto cada e aguardam o duelo entre Portugal e Gana, às 13h, para traçar os planos da segunda rodada. Se houver o vencedor na segunda partida, ele automaticamente assume a liderança do Grupo H – que volta a campo na próxima segunda-feira (28). 

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo
Segurança Pública

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo

Gerente de mercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio
Interior

Gerente de supermercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio

Segurança Pública

Major do Exército é baleado na barriga após entrar por engano em rua com barricada

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói
Segurança Pública

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói