Copa

Sem brilho, Holanda bate o Catar; Senegal elimina o Equador

Grupo A é o primeiro definido para o mata-mata do Mundial

Gakpo marcou seu terceiro gol em três partidas
Gakpo marcou seu terceiro gol em três partidas |  Foto: Divulgação/Fifa
 

A Holanda jogou para o gasto e bateu o Catar por 2 a 0 nesta terça-feira (29), no Estádio Al Bayt, pela terceira e última rodada do Grupo A da fase de grupos da Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Gakpo e De Jong, garantindo a liderança da chave e a classificação às oitavas de final.

Apesar do amplo favoritismo dos holandeses, a partida começou com um susto a favor dos cataris. Logo no primeiro minuto, Al-Haydos roubou a bola no campo de ataque e avançou pela intermediária - mas se precipitou e arriscou de longe, parando nas mãos do goleiro Noppert.

Depois, foi iniciada a blitz da Laranja Mecânica em busca de seus gols. O lateral-esquerdo Blind teve a chance em bate-rebate dentro da área, mas pegou muito embaixo da bola, mandando por cima do gol. O Catar demonstrava a sua já conhecida fragilidade defensiva. 

Mesmo de maneira desorganizada, a Holanda conseguia impor uma pressão nos primeiros 15 minutos. Alçando a bola à área de qualquer maneira, causava confusão entre os defensores adversários - mas sem capricho na pontaria, desperdiçando algumas finalizações importantes.

O primeiro gol holandês saiu aos 26 minutos. Após linda troca de passes entre Depay e Claasen, a bola chegou para Gakpo na entrada da área. Ele mostrou tranquilidade e colocou no cantinho do goleiro Barsham, marcando pela terceira vez neste Mundial. 

A Holanda dominou a partida como esperado, com mais de 65% de posse de bola e mais de 300 passes trocados contra cerca de 100 dos cataris. No entanto, não jogou bem e pecou nas finalizações e nos passes. Foram 8 chutes para fora e apenas dois na direção do gol defendido por Barsham.

Segundo tempo

O objetivo da Laranja Mecânica era voltar para a etapa complementar com mais qualidade nos passes e mais pontaria nas finalizações. E deu certo. Logo aos 4 minutos, em bola cruzada na área, Depay parou em boa defesa de Barsham - mas, na sobra, sem goleiro, De Jong apenas empurrou para a rede.

Os holandeses levavam o jogo em banho-maria, já que a classificação estava praticamente garantida. Ainda assim, tiveram um gol anulado aos 23 minutos. Berghuis recebeu dentro da área e deslocou Barsham, mas o VAR sinalizou toque de mão de Gakpo no início da jogada.

Com o resultado, a Holanda chegou aos 7 pontos na primeira colocação do Grupo A. O Catar, país-sede do Mundial, foi eliminado na lanterninha e sem pontuar, marcando apenas um gol e sofrendo sete.

Outros resultados

No outro jogo da chave, que aconteceu simultaneamente por ser a última rodada da fase de grupos, Equador e Senegal fizeram uma briga direta pela segunda colocação. Melhor para os africanos, que venceram por 2 a 1 com gols marcados por Ismaila Sarr e Koulibaly. Caicedo descontou.

Com a vitória no Estádio Internacional Khalifa, Senegal assumiu a segunda posição do grupo com 6 pontos - ultrapassando o Equador, que estacionou nos 4 pontos e precisava de apenas um empate para avançar. Os classificados do Grupo A enfrentam quem passar no Grupo B, que será decidido às 16h.

< Oficial da Marinha tem alta um mês após grave acidente em Niterói Nada de dois litros! Saiba a quantidade ideal de água por dia <