Campeonato Carioca

Sem o Canto do Rio, FERJ confirma clubes e regulamento da Série C do Carioca

Onze equipes lutam por duas vagas na Série B2, a quarta divisão

Reunião na FERJ definiu os participantes inscritos e o regulamento para 2022
Reunião na FERJ definiu os participantes inscritos e o regulamento para 2022 |  Foto: Agência FERJ
 

Revelados os participantes e o regulamento da Série C, a quinta divisão do Campeonato Carioca, que começa em 8 de maio. Além das onze equipes confirmadas, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (9) também o regulamento e a fórmula de disputa pelas duas vagas na Série B2, a quarta divisão estadual.

São eles Atlético Carioca, de São Gonçalo; Barcelona Esporte Clube, de Curicica; Sociedade Esportiva Belford Roxo; IQSL Brasileirinho, do Rio de Janeiro; CAAC Brasil, de Anchieta; Império Serrano, de Madureira; Juventus Rio, de Vargem Grande; Brescia Clube, de Magé; Sociedade Esportiva Paraty; Esporte Clube Resende; Rio de Janeiro Futebol Clube; Unisouza, de Piabetá; e Vera Cruz, de Petrópolis.

A competição acontecerá em turno único. Como são onze equipes, toda rodada terá uma equipe de folga. A primeira fase, disputada em pontos corridos, terá 13 rodadas - com todos se enfrentando. Os quatro melhores se classificam para as semifinais; o primeiro lugar enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro.

Líder e vice-líder têm a vantagem do empate e também podem escolher se exercem o mando de campo na primeira ou na segunda partida. Os dois finalistas garantem a classificação à divisão superior. Na decisão, o melhor colocado na fase de grupos escolhe o local da partida. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.

Canto do Rio ausente

Uma ausência sentida entre os clubes listados foi a do representante niteroiense, o Canto do Rio. Fora da competição em 2021 após optar por investir seus recursos na reforma do Centro de Treinamento Jair Marinho, no Clube Mauá, em São Gonçalo, o Cantusca não nos atendeu até o fechamento desta reportagem.

Primeira rodada

EC Resende x Atlético Carioca 

Belford Roxo x IQSL Brasileirinho 

Barcelona x Vera Cruz

Brescia x Juventus Rio

CAAC Brasil x Império Serrano

Paraty x Rio de Janeiro

Folga: Unisouza

< Filha encontra ossada da própria mãe desaparecida em Maricá Carga avaliada em mais de R$ 17 mil é recuperada após roubo na RJ-106, em São Gonçalo <