Futebol

Sem pressa, Botafogo estuda entrar em liga avaliada em R$ 5 bilhões

'Libra' reúne os clubes das principais torcidas do Brasil

Jorge Braga, CEO do Botafogo, é representa o clube nas negociações por uma liga independente da CBF
Jorge Braga, CEO do Botafogo, é representa o clube nas negociações por uma liga independente da CBF |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

O Botafogo ainda não tomou parte na guerra fria imposta por dois grupos divergentes na criação de uma liga independente para o futebol brasileiro. Junto Atlético-MG, Grêmio e Internacional, também ainda sem lado, o Alvinegro ainda estuda a melhor opção para o futuro do esporte no país.

A 'Libra', Liga Brasileira de Clubes, ala fundada por Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino, sinalizou com uma divisão de cotas de TV que teria agradado aos "chapa branca". Cruzeiro e Ponte Preta também se encaminham para aderir ao projeto.

A principal força de nova liga no Brasil já negocia a venda dos direitos de transmissão para Globo e Amazon. O Banco BTG Pactual intermedia as tratativas. Sob a nova gestão, o Campeonato Brasileiro - somando as Séries A e B - estaria orçado em cerca de R$ 5 bilhões por temporada.

Recentemente, o outro lado da história, o 'Forte Futebol', que reúne 23 equipes, enviou uma contraproposta sobre a divisão das receitas - mas não obteve resposta da 'Libra', que deseja que a divisão inicial seja 40% de forma igualitária, 30% por performance e 30% por engajamento.

< Quando sócios não se entendem... 'Nunca faria isso', diz Adriano sobre apagar fotos com delegada <