Esportes

Sorrisos e lágrimas: madrugada tem vitória no tênis e derrotas em judô e tiro

Imagem ilustrativa da imagem Sorrisos e lágrimas: madrugada tem vitória no tênis e derrotas em judô e tiro
|  Foto: Mais Notícias
Brasileiras venceram na estreia das duplas femininas. Foto: Alexandre Castello Branco/COB

A primeira madrugada oficial de Jogos Olímpicos, em Tóquio, foi movimentada e dividiu os sentimentos dos brasileiros. Nas primeiras horas deste sábado (24), enquanto a dupla Luisa e Laura venceu na estreia de duplas femininas no tênis, Eric Takabatake e Felipe Wu amargaram eliminações precoces no judô e no tiro de pistola de ar.

A dupla formada por Luisa Stefani e Laura Pigossi estreou com vitória no Estádio de Tênis de Ariake. As brasileiras superaram as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 6/4). A vitória das brasileiras teve um sabor especial, pois foi sobre as cabeças de chave número sete da competição.

Agora, Luisa Stefani e Laura Pigossi aguardam o confronto entre Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, do Cazaquistão, e Ying-Ying Duan e Saisai Zheng, da China, para saber qual será o seu próximo desafio.

Já Felipe Wu, primeiro medalhista brasileiro na Olimpíada do Rio, em 2016, foi eliminado de forma precoce no Japão. Uma das principais esperanças de pódio nacional nestes primeiros dias de Jogos, Wu ficou somente na 32ª posição na pistola de ar 10m e deu adeus aos Jogos Olímpicos de 2021 - já que apenas os oito primeiros se classificavam para a próxima fase. Ele superou apenas quatro adversários.

Judô

A segunda rodada do judô foi cruel para o Brasil - tanto no masculino quanto no feminino. Após empolgarem na rodada de abertura, Eric Takabatake e Gabriela Chibana foram eliminados da competição.

Eric, na categoria até 60 kg, perdeu para o sul-coreano Kim Won-jin no golden score, no Budokan, pela segunda rodada do judô da Olimpíada de Tóquio. Na luta inicial, o atleta do Esporte Clube Pinheiros passou com dificuldades por Soukphaxay Sithisane, do Laos, graças a dois waza-aris.

Já na categoria até 48 kg feminina, a brasileira Gabriela Chibana foi eliminada na segunda luta por Distria Krasniq, do Kosovo. A rival da atleta paulista é líder do ranking mundial da categoria e dominou completamente o duelo. Ela venceu por ippon, aplicado quase no final do combate. Anteriormente, na primeira rodada, a brasileira eliminou, em apenas 14 segundos, com um ippon, Harriet Bonface, do Malawi.

Na noite deste sábado, o Brasil volta ao Budokan com Daniel Cargnin, que estreia contra o egípcio Mohamed Abdelmawgoud na categoria até 66 kg a partir das 23h14 (horário de Brasília). Já Larissa Pimenta, na categoria até 52 kg, luta com a polonesa Agata Perenc às 23h49.

Agência Brasil

< Seleção masculina de vôlei supera Tunísia na estreia dos Jogos Olímpicos Covaxin tem estudos suspensos pela Anvisa no Brasil <