Série B

Subiu! Vasco bate o Ituano e está de volta à Série A do Brasileirão

Gol solitário de Nenê devolve o Cruzmaltino à elite nacional

Nenê marcou o gol salvador para o Cruzmaltino
Nenê marcou o gol salvador para o Cruzmaltino |  Foto: Daniel Ramalho/CRVG
 

Acabou o drama! Neste domingo (6), em um jogo maluco, com expulsões, milagres dos goleiros e um gol solitário logo aos dois minutos, o Vasco bateu o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior para garantir o seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro depois de duas temporadas.

Com a casa cheia e a atmosfera de decisão, o Vasco não deu tempo para o azar. Logo aos 2 minutos, em dividida de Raniel com o goleiro Jefferson, a bola sobrou para Gabriel Pec, que empurrou para o gol. O zagueiro Lucas Dias evitou com a mão e acabou expulso. Pênalti marcado - e convertido pelo experiente Nenê. Festa cruzmaltina em Itu!

O Ituano, então, não tinha outra alternativa que não fosse partir para cima em busca da virada. O time paulista ensaiou uma pressão e chegou perto de marcar aos 12 minutos. Gabriel Barros ficou com a sobra depois de cruzamento cortado e finalizou da entrada da área. A bola desviou no caminho e saiu perigosamente pela linha de fundo.

Mesmo com um jogador a mais, os cariocas não conseguiam ficar com a posse de bola e nem evitar que o Ituano tentasse acelerar o jogo. O técnico Jorginho, inclusive, sinalizava irritado à beira do campo para seus comandados acalmarem a partida. Correria não interessava aos visitantes.

Quando botou a bola no chão, o Cruzmaltino quase chegou ao segundo gol. Aos 16, após falta sofrida por Figueiredo perto da área, Nenê bateu com categoria e parou em ótima defesa de Jefferson Paulino. No escanteio, Boza subiu livre e cabeceou tirando tinta da trave direita do Ituano.

A partir dos 20 minutos, o jogo assentou e passou a concentrar as disputas de bola na zona central do campo. O Vasco conseguiu segurar o ímpeto inicial do Galo, mas mostrava dificuldades para construir no último terço, errando muitos passes e sofrendo desarmes.

A primeira grande chance do Ituano veio aos 26 minutos. Após cruzamento calibrado de Roberto pelo lado esquerdo, Aylon subiu mais que a zaga e cabeceou firme para o chão. O goleiro Thiago Rodrigues caiu para operar um milagre e evitar o empate, que colocaria fogo no jogo àquela altura.

Com a posse de bola equilibrada e praticamente dividida igualmente, o time da casa seguia sendo mais objetivo no campo de ataque. Sem parecer que atuava desde os 2 minutos com um jogador a menos, pressionava o Vasco com cruzamentos perigosos e várias jogadas pelos lados do campo.

Aos 40 minutos, o Vasco teve ótima chance de ampliar o marcador. No contra-ataque, Figueiredo lançou, Gabriel Pec ajeitou de primeira e Raniel saiu na frente para invadir a área. No entanto, ao invés de finalizar, preferiu tentar cavar novo pênalti e foi punido pelo árbitro com o cartão amarelo por simulação.

A resposta do Ituano veio logo em seguida, aos 41. Raí Ramos avançou pelo lado direito, chegou até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Léo Ceará. O meia se antecipou à marcação e cabeceou com perigo, raspando o travessão de Thiago Rodrigues e saindo em tiro de meta.

O Cruzmaltino chegou a marcar o segundo gol no último lance do primeiro tempo. Nenê cruzou da direita e Raniel, sem marcação, apenas empurrou para a rede. No entanto, o centroavante estava em posição de impedimento - corretamente assinalada pelo assistente e confirmada pelo VAR.

O Vasco foi eficiente ao conseguir um gol e uma expulsão logo aos 2 minutos de jogo, conquistando uma vantagem importante para o contexto geral. No entanto, desceu para o intervalo preocupado pois o Ituano, mesmo com um a menos, deu trabalho e foi mais perigoso ao longo da primeira etapa.

Segundo tempo

O Ituano voltou para a etapa complementar para o tudo ou nada. Com 45 minutos para virar o jogo, o técnico Carlos Pimentel colocou o centroavante Brenner no lugar do meia Léo Ceará. O Vasco do técnico Jorginho manteve a mesma formação, com os jogadores já no aquecimento.

A organização tática da partida não mudou muito. O Ituano se lançava à frente e o Vasco, recuado, esperava os contra-ataques. No primeiro deles, aos 6 minutos, Pec disparou, tabelou com Nenê e recebeu livre na marca do pênalti. Ele chutou de canhota e parou em um milagre de Jefferson Paulino.

Na sequência, aos 7, Nenê recebeu pela ponta direita e optou por finalizar. A bomba saiu colocada, com efeito, para mais uma espalmada de Jefferson. Se Thiago Rodrigues evitou o empate no primeiro tempo, o arqueiro do Ituano não permitiu que os visitantes abrissem boa vantagem no placar na segunda etapa.

O jogo cresceu em ritmo e em velocidade. Aos 9 minutos, Bernardo tentou finalizar de longe e pegou mal na bola, mas ela caprichosamente encontrou Gabriel Barros sozinho e livre na grande área. Na cara do gol, ele tentou deslocar Thiago Rodrigues - que voltou a se agigantar para salvar o empate mais uma vez.

Aos 11 minutos, o Vasco perdeu a sua vantagem numérica. O volante Andrey Santos, que já tinha cartão amarelo, deu entrada violenta em Aylon no meio de campo e recebeu o cartão vermelho direto. O jovem, uma das referências durante toda a campanha, não fez um bom jogo e foi para o chuveiro mais cedo.

Diante do cenário perigoso, em um jogo onde tudo poderia acontecer, Jorginho optou por arriscar e tirar o experiente Nenê para recompor a entrada da área. Apesar de ser o jogador mais lúcido do time, pesou o fato de ter 41 anos dentro de um jogo em ritmo alucinante. 

Saíram Nenê, Raniel e Luiz Henrique para as entradas de Zé Vitor, Zé Gabriel e Fábio Gomes. O drama vascaíno aumentou, com muitas bolas cruzadas na área e troca constante na posse de bola. Tudo longe da tranquilidade que os cariocas almejavam para segurar o resultado até o fim.

Em torno dos 20 minutos da segunda etapa, o jogo virou um verdadeiro ataque contra defesa. Com as alterações, o Vasco recuou muito e aceitou a pressão do Ituano - que pecava na criatividade com a bola no chão e exagerava nos 'chuveirinhos' à procura dos atacantes na área.

Com o passar do tempo, o jogo foi assentando, até mesmo devido ao alto desgaste físico das duas equipes - principalmente do Ituano, que jogou praticamente toda a partida com apenas 10 jogadores. Ainda assim, era nítida a tensão entre atletas, comissão técnica e torcedores do Cruzmaltino.

O Ituano seguia rondando a área à procura do empate para mudar o panorama do jogo. Aos 32, Vinícius Jaú recebeu pelo lado direito, cortou para trás e cruzou com efeito perigoso. Mário Sérgio passou à frente da zaga e cabeceou com muito perigo, tirando tinta da trave direita de Thiago Rodrigues.

Aos 42, mais uma chance dos donos da casa através da bola aérea. Em cruzamento alçado ao segundo pau, _ cabeceou para o meio, na direção do gol, e Thiago Rodrigues estava lá novamente para segurar com uma mão e evitar o pior para o Vasco.

Quando os jogadores já pediam o apito final, aos 45 do segundo tempo, o árbitro sinalizou sete minutos de acréscimo - para desespero de todo o banco de reservas cruzmaltino. O Ituano insistia com vários cruzamentos e diversos escanteios, mas a defesa afastava todas.

Não havia tempo para mais nada. Em um jogo sofrido, suado, lutado e brigado, o Vasco conseguiu o tão sonhado acesso à Série A. Um time que enfrentou diversos contratempos durante a temporada, mas nunca desistiu do objetivo e agora retoma o seu lugar na elite nacional.

< Seleção Brasileira sofre primeiro corte por lesão para a Copa Vasco vence e está de volta à Série A do Brasileirão <