Copa

Suíça bate Camarões na abertura do grupo do Brasil na Copa do Catar

Resultado magro coloca Shaqiri e companhia no páreo por uma vaga

Autor do gol do jogo, Embolo nasceu em Camarões
Autor do gol do jogo, Embolo nasceu em Camarões |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Foi dada a largada na chave do Brasil da Copa do Mundo do Catar. Nesta manhã de quinta-feira (22), a Suíça bateu Camarões por 1 a 0 no Estádio Al Janoub. O gol da partida foi marcado por Embolo e colocou a seleção europeia na liderança provisória do Grupo G.

As equipes fizeram um jogo morno e truncado na abertura da chave brasileira. Com leve superioridade dos camaroneses, que chegaram com um pouco mais de perigo, as seleções criaram poucas chances de gol na etapa inicial. 

Aos 9 minutos, Hongla fez lançamento longo e encontrou Mbeumo, que invadiu a área e chutou seco para defesa parcial do goleiro Sommer. No rebote, Toko Ekambi teve a chance de abrir o placar, mas pegou mal na bola e isolou.

Pouco depois, aos 12 minutos, a melhor chance da Suíça foi interrompida por impedimento. Shaqiri avançou com liberdade e deu boa enfiada de bola para Embolo, que sairia cara a cara com o goleiro Onana - mas o lance foi interrompido por posição irregular.

Já aos 13, o atacante Choupo-Moting, principal nome camaronês, aproveitou bobeira da defesa adversária e roubou a posse no campo de ataque. Ele disparou, invadiu a área, mas acabou finalizando muito fraco, facilitando para Sommer.

Com três chances em menos de cinco minutos, a partida deu a impressão de que iria engrenar - mas o ritmo só diminuiu até o intervalo. Com erros de passe e desarmes na região central, as equipes acabaram ficando muito distantes das balizas.

Aos 29, Hongla recebeu o passe com certo espaço, invadiu a área e chutou cruzado para ótima defesa de Sommer. No rebote, evitando o pior, Widmer se antecipou aos atacantes e cortou para escanteio.

Dali até o apito que mandou as equipes para os vestiários aos 47 minutos, poucas emoções em campo. As chances que ameaçaram algum perigo aconteceram em bolas aéreas, sempre com as defesas se sobressaindo aos atacantes.

Com a posse de bola praticamente empatada, Camarões soube aproveitar melhor os seus momentos - mas pecou na pontaria. Já a Suíça esteve burocrática e pouco inspirada, com atuações apagadas de Xhaka e Shaqiri, dois principais nomes da equipe. 

Segundo tempo 

A etapa complementar começou com toda a intensidade que faltou à primeira metade do jogo. Logo aos 3 minutos, Shaqiri recebeu enfiada de bola na linha de fundo pela direita e encontrou Embolo livre na marca do pênalti com um passe rasteiro. Ele apenas rolou para as redes e saiu para o abraço.

O destino reservou um reencontro cheio de emoções. Isso porque o autor do gol é nascido em Camarões e migrou para a Suíça com sua mãe aos 5 anos de idade, tornando-se cidadão do país em 2014. Foi o primeiro gol de Embolo em Copas do Mundo.

Camarões tentava diminuir a distância para a meta adversária, mas esbarrava na forte marcação da Suíça. Ao invés de buscar o empate, a equipe quase viu os suíços ampliarem aos 20 em jogada muito parecida com o primeiro gol - mas desta vez Vargas parou em grande defesa de Onana.

Os africanos não conseguiam impor seu ritmo de jogo e seguiam sendo dominados, ainda que a posse de bola seguisse basicamente empatada. Os europeus buscavam o segundo gol para evitar sufoco na reta final do confronto. 

O jogo seguia muito disputado, lance a lance. Ambas as equipes sabiam da importância desta vitória para sonhar com uma vaga no mata-mata. Quem saísse derrotado dificilmente teria chances contra os favoritos Brasil e Sérvia na classificação da chave.

A reta final do duelo reservou poucas emoções, com a Suíça quase aumentando a vantagem aos 43, com Xhaka parando em boa defesa de Onana. Apesar da derrota, Camarões não conseguiu uma pressão nos últimos minutos para buscar o empate.

Com o resultado, a Suíça larga na frente no grupo do Brasil com três pontos e um gol de saldo. Para assumir a ponta de forma isolada, a Seleção precisa bater a Sérvia nesta quinta por pelo menos dois gols de diferença. A segunda rodada da chave acontece na segunda-feira (28).

< Quem será eliminado de 'A Fazenda' nesta quinta? Vote! Romance de craque da Seleção do Brasil termina às vésperas do jogo <