Racismo
Torcedor é flagrado jogando banana em brasileiros no jogo entre River e Fortaleza
Clube nordestino pede posicionamento das autoridades
Mais um episódio de racismo no mundo da bola. Um torcedor argentino foi flagrado descascando e arremessando uma banana em brasileiros na partida entre River Plate e Fortaleza, nesta quarta-feira (13), válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Estádio Monumental de Nuñez.
A cena lamentável foi flagrada por um dos dois mil fãs do Leão que compareceram ao duelo, vencido pelos mandantes por 2 a 0. Pendurado na arquibancada, o argentino descasca lentamente a banana e arremessa a fruta em direção ao setor visitante. Para piorar, vários outros no entorno riem e debocham da situação.
Um babaca que está na torcida do River se prestou a esse papel de jogar banana pra torcida do Fortaleza no Monumental de Nuñez. Cena ridícula e totalmente desnecessária!
— Lanio P. ☀️🌵🇮🇹 (@alaniotv) April 14, 2022
Vídeo feito por um amigo que está lá nas arquibancadas. pic.twitter.com/bMISRd8dRA
As imagens já chegaram à Unidade Disciplinar da Conmebol, mas a situação não deve causar problemas ao River Plate. A punição prevista em casos de injúria racial cometidas por torcedores é de multas a partir de 30 mil dólares (R$ 140 mil). Não há previsão e nem antecedentes de perda de pontos, mandos de campo ou exclusão de competições.
Em 2021, o Olimpia-PAR foi apenas multado 30 mil dólares (R$ 156,7 mil) após ofensas racistas de seus torcedores em jogo diante do Flamengo. Com a certeza de impunidade, racistas se manifestam livremente e clubes não se preocupam em identificar e punir os criminosos. O caso desta quarta deve ser julgado nas próximas semanas.
O Fortaleza se manifestou através das redes sociais, repudiando a atitude do torcedor argentino e pedindo providências às autoridades.
O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
Após nova derrota derrota, o Fortaleza segue sem pontuar em duas rodadas disputadas. Na abertura da fase de grupos da Libertadores, o Leão foi derrotado pelo Colo-Colo, por 2 a 1, no Castelão. Com três gols negativos de saldo, a equipe nordestina ocupa a lanterna do grupo, atrás de Alianza Lima-PER (0 ponto), Colo-Colo (6) e River Plate-ARG (6).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!