Repescagem

Última vaga na Copa é preenchida em duelo entre Concacaf e Oceania

Agora todos os grupos do Catar estão preenchidos definitivamente

Campbell marcou o gol da classificação logo aos 2 minutos
Campbell marcou o gol da classificação logo aos 2 minutos |  Foto: Reprodução
 

Foi preenchida nesta terça-feira (14) a última vaga na Copa do Mundo do Catar. Na repescagem das Eliminatórias entre Concacaf e Oceania, a Costa Rica bateu a Nova Zelândia por 1 a 0 no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. Os costarriquenhos entram no Grupo E, com Espanha, Alemanha e Japão - considerado um dos mais difíceis do torneio. 

Nem deu tempo de respirar. Com uma blitz inicial, os Ticos abriram o placar logo no primeiro ataque. Aos 2 minutos, Bennette avançou pelo lado esquerdo e cruzou para o centroavante Campbell finalizar de primeira, entre dois defensores, e vencer o goleiro Sail para colocar no cantinho esquerdo da meta.

A partir daí, os neolandeses passaram a pressionar em busca do empate, chegando com perigo em algumas oportunidades e também deixando o jogo mais aberto. O jogo foi pegado e com ritmo intenso até os 25 minutos, mas depois assentou com as equipes tentando administrar o fôlego.

O empate até saiu, aos 38 da primeira etapa, mas acabou anulado pelo árbitro de vídeo. Wood empurrou para a rede após cruzamento da esquerda, mas o VAR encontrou uma falta na origem do lance - quando Garbett derrubou Óscar Duarte na disputa pela bola. A anulação causou muitas reclamações dos neozelandeses e acirrou de vez os ânimos em campo.

Segundo tempo

A pressão da Nova Zelândia continuou no início da etapa complementar. A Costa Rica tentava ser mais incisiva nos contra-ataques, mas esbarrava nos erros de último passe e também na melhora defensiva do adversário. O jogo passou a ficar muito concentrado na região central do campo - o que favorecia quem está vencendo.

Aos 21, o atacante Barbarouses, que havia entrado cinco minutos antes, deu entrada forte em Calvo. Ele recebeu inicialmente o cartão amarelo, mas o árbitro foi convocado pelo VAR para rever o lance e mudou a decisão para vermelho. Situação ainda mais delicada para os neozelandeses, perdendo e com um a menos em campo.

Mesmo em desvantagem numérica, sem alternativas, a Nova Zelândia partiu para o tudo ou nada. Aos 31, o goleiro Navas evitou o gol de empate após bonito chute colocado de Lewis. Os All White seguiam cercando a grande área e tentando cruzamentos e chutes de média/longa distância.

Nos minutos finais, a Costa Rica tentou ao máximo manter a bola no campo de ataque para evitar uma nova blitz. Já quase sem energia, os neozelandeses já não conseguiam imprimir o ritmo necessário para lutar pelo empate e manter vivo o sonho de ir ao Mundial.

Após sofrer nos quatro minutos de acréscimos, deu Costa Rica na Copa do Mundo do Catar. A noite será de festa na América Central, mas a fase de grupos será duríssima em novembro. Os Ticos enfrentarão Espanha, Alemanha e Japão pelo Grupo E.

< Elefante mata idosa e retorna para pisoteá-la em funeral Senadores criam comissão para apurar mortes na Amazônia <