Esportes

Vasco chega a 14% de chances de acesso após três vitórias seguidas; Botafogo cai 23%

Imagem ilustrativa da imagem Vasco chega a 14% de chances de acesso após três vitórias seguidas; Botafogo cai 23%
|  Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CRVG
Torcida do Vasco compareceu em peso à partida contra o Confiança, em Aracaju. Foto: Rafael Ribeiro/CRVG

O futebol é dinâmico e tudo pode mudar em poucas rodadas. Após ter apenas 2,5% de chances de acesso ao empatar com o Cruzeiro, pela 25ª rodada da Série B, o Vasco emendou três vitórias seguidas e chegou a 14% de possibilidade de voltar à Primeira Divisão. Os números são do matemático Tristão Garcia, do site "Infobola".

Depois do tropeço diante da equipe mineira, o Cruzmaltino conseguiu vencer Brusque, Goiás e Confiança, diminuindo para apenas cinco pontos a distância para o G4 da Segundona. A 10 jogos do fim, a equipe do técnico Fernando Diniz tem 43 pontos ganhos e calcula a necessidade de sete vitórias para alcançar os 64 - número considerado mínimo para conquistar a vaga.

Nas próximas partidas, o Vasco encara Sampaio Corrêa (fora), Coritiba (casa) e Náutico (fora), em sequência considerada fundamental para seguir sonhando com o G4. No entanto, a mudança de postura dentro de campo e a volta do meia Nenê, que tem desempenhado papel fundamental na equipe, são fatores que têm empolgado a torcida por uma arrancada na reta final.

Botafogo em queda

O Alvinegro vem fazendo o caminho inverso ao do rival. Depois de ter 87% de chances de subir há cerca de uma semana, o Botafogo caiu para 64% após empatar com o Vitória, no Barradão, e perder para o Avaí, adversário direto, em pleno Estádio Nilton Santos. A queda de 23% acendeu o sinal de alerta em General Severiano.

A queda gradativa de rendimento já vem sendo notada há algumas partidas. Após arrancada incrível com a chegada de Enderson Moreira, vencendo 10 partidas em 12, a equipe alvinegra só tem um triunfo nos últimos quatro jogos e vive momento de oscilação, deixando a torcida preocupada e receosa - o que motivou, inclusive, um pesado bate-boca entre o treinador e alguns torcedores na arquibancada durante o confronto contra a equipe catarinense.

A má fase fez o Botafogo queimar toda a 'gordura' que acumulava no G4. Com 48 pontos, na terceira colocação, o time foi ultrapassado pelo Avaí, que chegou aos 49, além de outras duas equipes com os mesmos 48: Goiás, que fecha o G4, e CRB, próximo adversário do Alvinegro, que vem na cola do G4 na quinta posição. As equipes se enfrentam na próxima sexta-feira (8), no Nilton Santos.

Outras equipes

Confira o ranqueamento geral da primeira metade da tabela da Série B do Brasileirão referente às chances de promoção à elite do futebol nacional.

1º - Coritiba, 97% - 53 pontos, 27 jogos
2º - Avaí, 80% - 49 pontos, 28 jogos
3º - Botafogo, 64% - 48 pontos, 28 jogos
4º - Goiás, 61% - 48 pontos, 28 jogos
5º - CRB, 58% - 48 pontos, 28 jogos
6º - Vasco, 14% - 43 pontos, 28 jogos
7º - CSA, 14% - 42 pontos, 28 jogos
8º - Guarani, 8% - 42 pontos, 28 jogos
9º - Náutico, 1% - 38 pontos, 28 jogos
10º - Remo, 2% - 37 pontos, 27 jogos
11º - Sampaio Corrêa, 1% - 37 pontos, 28 jogos

< Ex-Botafogo faz golaço com arrancada espetacular e torcida se declara na web São Paulo pode ter maior carnaval de todos os tempos <