Série B

Vasco e Ituano fazem decisão por vaga na Série A do Brasileirão

Equipes chegam à última rodada com chances de acesso

Novelli Júnior recebe a "Batalha de Itu"
Novelli Júnior recebe a "Batalha de Itu" |  Foto: Miguel Schincariol
 

Chegou o dia da decisão. O Vasco visita o Ituano, em São Paulo, neste domingo (6), às 18h30, para decidir quem sobe à Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo no Estádio Novelli Júnior é válido pela 38ª e última rodada da Segundona, que promete fortes emoções para diversas torcidas do Brasil.

O Cruzmaltino teve a chance de carimbar seu passaporte de volta à elite após dois anos seguidos na segunda prateleira do futebol nacional, mas acabou perdendo em pleno São Januário para o Sampaio Corrêa-MA, por 3 a 2, sofrendo um gol aos 55 minutos da segunda etapa.

O cenário recolocou o Ituano na briga. Dois pontos atrás do time carioca na tabela, só a vitória interessa aos paulistas. A vitória e até mesmo o empate garantem o Vasco no G4. Se perder, aí time de Jorginho precisará pegar na calculadora e secar.

Isso porque o Cruzmaltino tem campanha identica à do Bahia: ambos somam 16 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, com os nordestinos ficando à frente pelo saldo de gols (13 a 11). Assim, o Vasco dependeria de uma derrota elástica do Tricolor de Aço diante do CRB.

Para não depender de ninguém e afastar a possibilidade de ficar na Série B pelo terceiro ano consecutivo, o Vasco luta contra um forte retrospecto do Ituano. A equipe, que foi campeã da Série C em 2021, não perde em casa há quatro meses e venceu os últimos cinco jogos como mandante.

Escalações

O técnico Carlos Pimentel tem dois desfalques importantes para a partida: o meia Vinicius, emprestado pelo próprio Vasco, e o atacante Brenner, lesionado. Por outro lado, o goleiro Jefferson Paulino retorna à equipe. A dúvida fica na lateral-esquerda, entre Roberto e Mauro Sérgio.

Desta forma, a provável escalação do Ituano traz Jefferson Paulino, Raí Ramos, Rafael Pereira, Bernardo e Roberto (Mário Sérgio); Caíque, Lucas Siqueira e Gerson Magrão; Léo Ceará, Gabriel Barros e Aylon.

Do outro lado, Jorginho conta com o retorno do centroavante Raniel, que cumpriu suspensão após confusão na partida contra o Sport. Suspenso, Edimar desfalca a lateral-esquerda - que pode ter o meia Luiz Henrique improvisado no setor.

Assim, o Vasco pode ir a campo com Thiago Rodrigues, Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e PV (Luiz Henrique); Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê; Figueiredo, Marlon Gomes e Raniel.

Arbitragem

- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

- Assistente 1: Bruno Boschilia (Fifa/PR)

- Assistente 2: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)

- Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa/RN)

< Após ouro no individual geral, Rebeca é bronze no solo em Mundial "Vício e doença mental", afirma Nick Carter sobre morte do irmão <