Esportes
Vasco encara "decisão" para trilhar seu destino na Série B do Brasileiro
Não há mais tempo a perder. O Vasco visita o CRB nesta quinta-feira (16), às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, em clima de decisão. Em 10º lugar na Série B, o Cruzmaltino precisa da vitória para reagir e continuar sonhando com o acesso à elite do Brasileirão.
O confronto, válido pela 24ª rodada, marca a estreia do técnico Fernando Diniz, recém-contratado, e também o retorno do meia Nenê, que rescindiu com o Fluminense e aceitou reduzir seu salário em quase 75% para voltar a São Januário aos 40 anos.
Além deles, também podem debutar o zagueiro Walber, ex-Cuiabá, e o meia Jhon Sánchez, que chegou por empréstimo junto ao Independiente del Valle, do Equador. Ambos foram contratados durante a curta estadia do técnico Lisca Doido, que acabou saindo antes de tê-los à disposição.
Contas
Sem conseguir engrenar uma boa sequência de resultados, o Vasco permanece no meio da tabela e força seus torcedores a fazerem contas. Por isso, o duelo com os alagoanos ganhou contornos de decisão. Em caso de derrota, o Vasco aumentará sua distância para o G4 para, no mínimo, nove pontos.
Já em caso de vitória, o Cruzmaltino deixa a diferença para o quarto colocado - o próprio CRB - em apenas cinco pontos, a 14 partidas do fim do campeonato. A intenção é colar no G4 o quanto antes para iniciar uma perseguição por uma das quatro vagas na reta final da Segundona.
Um estudo recente divulgado pela Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que, atualmente, o Vasco tem apenas 5% de chances de conquistar o acesso - cerca de 15 vezes menos que o rival Botafogo, por exemplo. O consagrado matemático Tristão Garcia calcula 64 pontos para ficar no G4, exatamente o dobro da pontuação atual do Gigante da Colina.
Adversário
Apesar de todas as contas, o futebol é resolvido no campo. E, lá dentro, o adversário do Vasco é parada dura. Fazendo campanha ótima e surpreendente, o CRB ocupa a quarta colocação e desenvolvendo um bom jogo com o técnico Alan Aal. Em quarto lugar, a equipe alagoana tem 40 pontos.
Vitórias contra Botafogo, em casa, e Cruzeiro, fora, marcam a campanha. Além do bom desempenho nos pontos corridos, a equipe também surpreendeu no mata-mata. O Galo de Campina eliminou Paysandu e Palmeiras na Copa do Brasil, caindo para o Fortaleza nas oitavas de final.
Para enfrentar o Vasco, o treinador Aal tem problemas ao montar a zaga. Gum, titular absoluto e capitão, está lesionado. Frazan, seu substituto direto, está suspenso. Desta forma, Ewerthon Páscoa deve receber uma chance. Diego Torres, meia argentino, é o principal jogador da equipe.
Ficha técnica
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 16 de setembro de 2021, quinta-feira
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
CRB: Diogo Silva; Reginaldo, Ewerton Páscoa, Caetano e Guilherme Romão; Marthã, Wesley e Diego Torres; Jajá, Pablo Dyego e Júnior Brandão.
Técnico: Alan Aal
VASCO: Vanderlei, Léo Matos, Leandro Castán, Miranda (Walber) e Zeca; Andrey, Caio Lopes e Marquinhos Gabriel; Morato, Léo Jabá e Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!