Esportes

Vasco formaliza reclamação à CBF sobre a arbitragem

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco/Arquivo

O Vasco tornou público nesta segunda-feira (30) uma carta direcionada à CBF alegando que o clube estaria sendo prejudicado pela arbitragem no Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino reclama dos lances polêmicos da derrota contra o Corinthians no último domingo (29), entre outros jogos, e questiona a forma como o VAR está sendo utilizado na competição.

No texto, a equipe carioca alegou, entre outros lances, que o gol anulado do zagueiro Werley no confronto contra os paulistas era legal e deveria ter sido válido. O Vasco também pediu ao presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação, o ex-árbitro Leonardo Gaciba, a divulgação dos áudios da comunicação entre o árbitro Ricardo Marques Ribeiro e os operadores do VAR nos lances capitais do confronto.

Ao final do jogo, durante a entrevista coletiva, o técnico Vanderlei Luxemburgo também criticou a arbitragem.

"Os meus jogadores estavam reclamando que no lance do gol deles, tinha tido uma mão e não foi revisado. Cabe uma revisão do lance. O Gaciba deu uma palestra para os nossos jogadores lá no CT e mostrou para eles o que caracteriza o impedimento ou não. Eu já tenho a imagem do VAR e ela mostra que a mão do Werley está em cima da linha vermelha, mas o que caracteriza o impedimento não é a mão, mas os pés. A única coisa que está na linha vermelha é a mão do Werley, então como podem dar impedimento num lance como esse? O Gaciba foi bem enfático quando nos falou que mão não caracteriza impedimento, mas sim os pés. Então, não foi impedimento, o gol foi legal. Nós estamos sendo sempre prejudicados, numa situação ou outra. O Castan fez um pênalti contra o Palmeiras e nós tivemos um pênalti igual na rodada seguinte contra o CSA, mas não marcaram alegando que não tinha câmera do VAR. Quem foi o prejudicado? O Vasco da Gama. Contra o Grêmio, lá em Porto Alegre, a mesma coisa. Perdemos muitos pontos por conta de situações como essa. O Gaciba está tentando modernizar, possui dados interessantes dos benefícios trazidos pelo VAR ao futebol brasileiro, mas os árbitros não estão aplicando esses ensinamentos dentro do jogo. Essa é a reclamação que tenho".

A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo está na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro com 24 pontos somados. O Alvinegro se encontra quatro pontos acima do Cruzeiro, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento da competição.

Leia na íntegra a carta do Vasco a CBF:

< Botafogo perde para o Fortaleza pelo Brasileirão CPI da Crise Fiscal da Alerj aprova relatório final <