Esportes

Vasco pede impugnação de partida contra Brasil-RS e fim do VAR na Série B

Imagem ilustrativa da imagem Vasco pede impugnação de partida contra Brasil-RS e fim do VAR na Série B
Clube alega pressa e falta de recurso para VAR operar na Série B. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Após o empate em casa em 1 a 1 contra o Brasil de Pelotas, em São Januário, pela 22ª rodada do campeonato brasileiro da Série B, na noite desta sexta-feira (3), o Vasco vai pedir a anulação do jogo e a retirada do recurso de árbitro de vídeo.

Em comunicado na página oficial do clube, o cruzmaltino informou que na próxima segunda (6) vai à CBF pedir a impugnação da partida e o fim do recurso, que passou a fazer parte do campeonato no returno da competição. O clube argumenta a falta de recurso e pressa em instalar o equipamento, que resultou em erros "erros grotescos".

"A CBF decidiu, de forma extemporânea e injustificada, passar a utilizar o VAR a partir do returno do Campeonato Brasileiro da Série B 2021, literalmente no meio do campeonato. O mais inacreditável e desrespeitoso com os clubes que participam da competição, e com suas torcidas, foi a opção da CBF por uma versão “genérica” do já péssimo VAR, com menos câmeras e recursos tecnológicos. No site da CBF, em comunicado oficial sobre o início da utilização do VAR no returno da Série B, uma nota da assessoria de imprensa diz que “os primeiros jogos do returno da competição terão a ferramenta à disposição das equipes de arbitragem, para auxiliar e dar mais precisão e justiça à disputa”. Às pressas, a CBF instituiu o VAR para o returno, já sabendo que a falta de estrutura técnica ocasionaria problemas", disse o comunicado emitido neste sábado pelo clube.

Clube

O clube argumenta ainda que no jogo desta sexta, a arbitragem da partida marcaram um impedimento inexistente, com distância suficiente para não haver qualquer dúvida no lance do gol do atleta Daniel Amorim, e uma penalidade a favor do lateral Leo Matos, marcada e depois retirada pelo árbitro. Apitou a partida Alisson Sidnei Furtado, que após consulta à tecnologia, junto com o árbitro de vídeo, Gilberto Rodrigues Castro Junior, mudaram o placar do que seria a vitória da equipe.

Além disso, o clube critica o processo de arbitragem no Brasil e diz que erros não são por acaso.

"O Vasco da Gama, já há algum tempo, clama por uma profunda revisão de todo o processo de arbitragem no país. A verdade é que a CBF e sua Comissão de Arbitragem conseguiram inovar e criar um VAR que só existe no Brasil, onde os árbitros de campo são os auxiliares dos árbitros de vídeo, e não o contrário. O protagonismo precisa voltar a ser do futebol, e não dos árbitros, como tem sido em todas as divisões de competições da CBF. Os erros não são isolados. As falhas estão cada vez mais frequentes. Providências precisam ser tomadas, de forma urgente".

STJD

O Clube também vai ingressar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com um pedido de impugnação da partida. A alegação será por 'infrações gravíssimas às regras do jogo que foram determinantes para macular o seu resultado'.

"O Vasco da Gama espera que a entidade máxima do futebol brasileiro e a Justiça Desportiva atuem de forma efetiva e imediata para evitar que fatos como os aqui relatados voltem a ocorrer, para o bem de nosso futebol", finaliza a nota.

< Feriadão tem segurança reforçada em todo o estado do Rio Sancionada lei que estabelece tombamento do Mercado Popular da Rocinha <