3 pontos

Vasco vence o Guarani pela Série B e alivia pressão

Com a vitória, o Cruz-Maltino sobe para a terceira posição

Nenê marcou o primeiro gol da partida de pênalti
Nenê marcou o primeiro gol da partida de pênalti |  Foto: Daniel Ramalho/VASCO
  

Ufa! Com apoio da torcida, que lotou São Januário, Vasco fez valer o mando de campo e venceu o Guarani por 2x1.

Com o triunfo, o Cruz-Maltino chega aos 45 pontos e se firma no G-4. Os gols do Vasco foram marcados por Nenê, de penâlti e Eguinado. Já para o Bugre, Anderson Conceição marcou contra.

Primeiro Tempo

Entrando pressionado na rodada, o Vasco iniciou o jogo buscando o resultado e pressionando o time do Guarani. O Gigante da Colina começou a partida trocado passes e sempre visando o ataque, mas pecava nos erros de passe.

O time de Campinas, também pressionado por estar na zona de rebaixamento da Série B, tentava se defender e buscava o contra ataque. O bugrino até conseguia recuperar algumas bolas, mas na hora de atacar, errava nas tomadas de decisões.

Até que aos 17 minutos, após boa troca de passes pelo lado esquerdo de ataque, Eguinaldo faz o pivô e deixa para Alex Teixeira, que é derrubado por Derlan. Pênalti para o Vasco. Na cobrança, Nenê solta a bomba do lado esquerdo do goleiro Kozlinksy, que até tocou na bola, mas não evitou o gol. 1x0, para delírio do torcedor presente em São Januário.

O time do Guarani só consguiu levar perigo ao gol vascaíno aos 43 minutos, quando Yuri Tanque cabeceia firme, para uma grande defesa do goleiro Thiago Rodrigues. Mas foi só isso. 

No lance seguinte, o Vasco reagiu e puxou um contra-ataque veloz e Nenê recebeu a bola livremente. Ele saiu cara a cara com o goleiro bugrino, mas chutou pra fora.

Segundo Tempo

Assim como na primeira etapa, o Vasco voltou pro segundo tempo elétrico e conseguiu ampliar em um gol relâmpago com menos de um minuto. No primeiro ataque da equipe, Marlon Freitas toca para Andrey, o jovem passa em velocidade e finaliza da entrada da área, a bola desvia na zaga e sobra limpa para Eguinaldo, que finaliza sozinho para o fundo das redes. 2x0 no placar. Com boa vantagem, a torcida fazia a festa na Colina Histórica.

Porém, logo depois, aos 6 minutos, em cobrança de escanteio para o Guarani, Anderson Conceição marcou contra e colocou o time de Campinas de novo no jogo. Esse foi o segundo gol contra consecutivo que o Vasco marcou.

O gol animou o jogo e o Guarani começou a assustar o time do Cruz-Maltino. Aos 9 minutos, Yuri Tanque dribla dois marcadores na grande área, mas finaliza fraco e Thiago Rodrigues faz a defesa. O Vasco se posicionava atrás e se fechava para suportar a pressão do Bugre.

Tentando buscar ampliar o placar e "matar" o jogo, o Vasco fez algumas alterações. Figueiredo entrou no lugar de Marlon Freitas, que sentiu cãibras, Alex Teixeira saiu para a entrada de Gabriel Pec e Nenê saiu, dando lugar a Palacios. 

Aos 34 minutos, Eguinaldo faz jogadaça, arranca pelo meio de campo, passa por três marcadores até chegar a área do Guarani e chuta raspando a trave do goleiro. Logo em seguida, o jovem saiu para a entrada de Fábio Gomes.

No seu primeiro lance na partida, Andrey dá lindo passe e deixa o atacante na cara do gol, ele bate colocado, mas Kozlinsk faz grande defesa evitando o terceiro gol vascaíno. Chegando nos minutos finais, a torcida tentava fazer a sua parte e cantava sem parar em São Januário.

Com a vantagem no placar, o Vasco se fechava, enquanto o Bugre tentava buscar o empate. Porém, não fui o suficiente e aos 51 minutos o juiz apita o fim da partida. O Gigante da Colina consegue uma importante vitória visando o retorno à elite do Campeonato Brasileiro em 2023.

< Orientação para pacientes com câncer de mama é aprovada na Câmara Segurança é baleado durante tiroteio em shopping do Rio <