O Vasco venceu o Santa Fe por 2 a 0 nesta terça-feira (15), em São Januário, no Rio de Janeiro, e garantiu uma vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. O resultado manteve aberta a possibilidade de uma final brasileira na competição em 2026.
Na partida de ida, disputada uma semana antes no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, as equipes haviam empatado sem gols. Com a vitória em casa, o Cruz-Maltino confirmou a classificação entre os quatro melhores da competição continental.
O Vasco não chegava a uma semifinal de competição continental havia 15 anos. A última vez havia sido em 2011, justamente na campanha em que o clube conquistou a Copa do Brasil.
Naquele ano, o Cruz-Maltino também disputou a Sul-Americana, mas acabou eliminado pela Universidad de Chile.
O time carioca também está nas semifinais da Copa do Brasil nesta temporada, repetindo a presença nas duas competições nacionais e continentais em relação à campanha de 2011.
A classificação diante do Santa Fe começou a ser construída aos 36 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Alan Saldivia apareceu pela ponta direita e cruzou para Bruno Duarte, que finalizou para abrir o placar.
No segundo tempo, o Vasco ampliou aos 19 minutos. O lateral Puma Rodríguez levantou a bola na área, e o atacante David marcou de cabeça, definindo o placar de 2 a 0.
A outra vaga brasileira nas semifinais será definida nesta quarta-feira (16), no confronto entre Atlético-MG e Santos, às 19h, no horário de Brasília, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O Santos chega para o segundo jogo com vantagem de 2 a 0, construída na Vila Belmiro, no litoral paulista, há uma semana.
Para avançar diretamente, o Atlético-MG precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Caso consiga igualar o placar agregado, a classificação será decidida nos pênaltis. O Santos avança mesmo se perder por um gol de diferença.
Quem se classificar enfrentará o vencedor do duelo entre Montevideo City Torque, do Uruguai, e Cienciano, do Peru.
As equipes fazem o segundo jogo nesta quinta-feira (17), às 21h30, no estádio Centenário, em Montevidéu. O Cienciano venceu a partida de ida por 2 a 0, no Estádio Garcilaso de la Vega, em Cusco.
Com o Vasco já classificado e a disputa entre Santos e Atlético-MG ainda em aberto, a Sul-Americana pode ter uma final entre dois clubes brasileiros em 2026.
Até hoje, isso aconteceu apenas uma vez. Em 2021, Athletico-PR e Red Bull Bragantino fizeram a decisão em Montevidéu. O Athletico-PR venceu por 1 a 0 e conquistou o título.
Em 2026, a final da Sul-Americana está marcada para 21 de novembro, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia.
O Brasil também perdeu um representante nas quartas de final. O São Paulo foi eliminado pelo Boca Juniors após empate por 1 a 1 no Morumbis.
O time argentino abriu o placar aos 14 minutos do segundo tempo, com o lateral Leandro Lozano. O São Paulo chegou ao empate aos 43 minutos, quando Artur cobrou falta na área e Domingos Duarte marcou de cabeça.
O Tricolor pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu virar o jogo. Como o Boca Juniors havia vencido a partida de ida por 1 a 0, na Bombonera, em Buenos Aires, garantiu a classificação para a semifinal.