Um acidente com incêndio interrompeu o treino livre da Fórmula 2 para a etapa da Espanha, realizado nesta sexta-feira (11), no recém-inaugurado circuito Madring, em Madri. Tasanapol Inthraphuvasak, piloto tailandês da ART Grand Prix, perdeu o controle do carro na curva 19 e bateu contra o muro cerca de 15 minutos após o início da sessão. Logo depois da colisão, o monoposto começou a pegar fogo.
Apesar das imagens impressionantes, Inthraphuvasak conseguiu deixar o veículo por conta própria. Segundo a organização da Fórmula 2, o piloto de 20 anos está bem. A interrupção provocada pelo acidente fez com que o treino, inicialmente programado para 45 minutos, fosse prolongado por mais cinco. Nikola Tsolov terminou a atividade com o melhor tempo, ao marcar 1min47s059.
O Madring é uma novidade no calendário das principais categorias de automobilismo e recebe neste fim de semana, pela primeira vez, provas da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3. O circuito passa a ser a nova sede do Grande Prêmio da Espanha e das etapas espanholas das categorias de acesso.
Antes da estreia oficial, a pista já havia sido utilizada em testes da Fórmula 3. Em julho, uma sessão de seis horas terminou com cinco bandeiras vermelhas provocadas por acidentes. Entre os envolvidos estava o brasileiro Fefo Barrichello, que bateu na curva 17. Freddie Slater, líder da F3 e piloto de desenvolvimento da Audi, registrou a volta mais rápida daquele teste.
O acidente envolvendo Inthraphuvasak aumenta a atenção sobre as condições do novo traçado. Com 22 curvas, trechos de alta velocidade e muros posicionados próximos à pista, o circuito já havia provocado preocupação entre alguns pilotos da Fórmula 1, como George Russell e Max Verstappen.
A pista também acumulou diversos incidentes antes mesmo da estreia oficial. Durante os testes da Fórmula 2, as atividades precisaram ser interrompidas quatro vezes por bandeiras vermelhas. Na Fórmula 3, foram 20 acionamentos do mesmo procedimento durante os testes realizados no circuito.

Foto: Reprodução/ Rede X