Esportes

Vigilância Sanitária registra infrações nos CTs dos clubes cariocas

Vigilância Sanitária realizou vistoria nesta terça (23). Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, vistoriou nesta terça-feira (23), os centros de treinamento de sete clubes de futebol cariocas. No total foram registradas 11 infrações e determinado que os espaços se adequem aos protocolos de saúde do município para o combate à Covid-19.

Equipes de diversos segmentos de fiscalização nas áreas de engenharia sanitária, alimentos, saúde e ambientes coletivos participaram da vistoria. Cada equipe realizou a fiscalização dentro da sua especialidade, verificando se o protocolo sanitário municipal está sendo cumprindo e orientando sobre as normas em vigor.

Dentre o descumprimento das Regras de Ouro da Prefeitura verificadas, estava a ausência de dispensadores de álcool e sabão líquido no lavatório, ausência de álcool em gel nas áreas de circulação, ausência de funcionários para limpeza, lixeiras inoperantes e ausência de lixeiras com tampas acionadas por pedal, além da ausência de cartazes informativos sobre as normas que precisam ser cumpridas. Também foi identificada a utilização de cabines de higienização, o que não é permitido pelas regras da Prefeitura.

"Conforme determinado no decreto publicado essa semana pelo prefeito Marcelo Crivella, a Vigilância Sanitária iniciou um processo de inspeção nos clubes para verificar se eles estão cumprindo a legislação sanitária e as Regras de Ouro da Prefeitura. Também verificamos se eles começaram a implantar os protocolos específicos determinados pelo órgão sanitário municipal", explicou a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

De acordo com Márcia, os clubes têm prazos para cumprir as normas sanitárias em vigor. Nos próximos dias, as equipes da Vigilância Sanitária retornarão aos centros de treinamento para verificar se os ajustes foram feitos.

No último sábado (20), o prefeito Marcelo Crivella determinou a suspensão das competições esportivas para que os clubes e federações se adequassem às regras municipais para o combate ao coronavírus. 

Resumo das inspeções

Flamengo – Estava em conformidade com as regras.

Botafogo, Vasco, Fluminense e demais clubes: Foram identificadas cabines de higienização, ausências de dispensadores de álcool em gel e sabão líquido em lavatórios, de álcool em gel nas áreas de acesso e circulação, lixeiras inoperantes e falta de lixeiras com tampas acionadas por pedal, ausência de funcionários de limpeza, e ausência de cartazes informativos sobre as Regras de Ouro para a prevenção da Covid-19.

Publicada às 13h17

< Lotofácil aumenta número de sorteios semanais Pela primeira vez Niterói celebra São João de portas fechadas <