Excepcional

Vini Jr.: das quadras da escola onde estudou em SG para o mundo

O craque foi aluno de colégio no Colubandê até os 15 anos

Referência ao jogador está  em várias partes, inclusive em trabalhos didáticos
Referência ao jogador está em várias partes, inclusive em trabalhos didáticos |  Foto: Péricles Cutrim
 

Das quadras de uma escola em São Gonçalo para o mundo, Vinícius Junior, de 22 anos, uma das maiores revelações do futebol dos últimos tempos, começou parte de sua trajetória no Colégio Odete São Paio, no Colubandê, onde estudou dos 8 aos 15 anos. Aproveitando as férias no Brasil, o jogador teve o prazer de voltar às origens, nesta quinta-feira (29), e jogou uma partida de futsal com seus antigos professores e os alunos.

Quem conheceu Vinícius Jr. antes dos holofotes já imaginava o futuro brilhante que ele teria. Mesmo fora de campo, o craque só respirava futebol, e foi isso que fez com que Diego São Paio, diretor da escola, decidisse oferecer uma bolsa de estudos para o craque. Ele, no entanto, contou ao ENFOCO que seu maior orgulho é ver o papel do atleta além do futebol.

Diretor Diego São Paio viu potencial de Vini Jr. ainda criança e ofereceu uma bolsa de estudos a ele
Diretor Diego São Paio viu potencial de Vini Jr. ainda criança e ofereceu uma bolsa de estudos a ele |  Foto: Péricles Cutrim
 

"O nosso maior orgulho é na formação dele como cidadão. A gente vê um cara que está preparado para essa representatividade importante. Esse é o nosso maior orgulho, de ver que além do grande atleta , é essa formação dele. Ele traz consigo valores, e são valores que a escola dissemina, e a gente quer que os alunos disseminem essa planta também", explicou  Diego.

Fernando Lessa e Marcelo Guedes treinaram Vini Jr. nas quadras da escola
Fernando Lessa e Marcelo Guedes treinaram Vini Jr. nas quadras da escola |  Foto: Péricles Cutrim
  

O treinador Fernando Lessa percebeu que Vini Jr. era "fora da curva" quando ele ainda treinava na escolinha do Flamengo, e depois continuou a treiná-lo dentro do colégio.

"Na quadra, o desempenho dele era fora do comum, fora da curva totalmente. O que a gente dependia dele, ele nos atendia. Sempre foi um garoto disciplinado dentro da quadra, que obedecia nossas técnicas, táticas. Essa estadia dele aqui na escola foi fundamental para ele, até como desenvolvimento pessoal para o caráter dele", argumentou Fernando.

Fernando ainda disse sobre a satisfação que tem de ter visto o "ser humano incrível" que seu aluno se tornou. "Ele sempre foi respeitoso com a gente, onde passávamos ele sempre nos obedecia. Então sabia que ele seria assim. É um ser humano fantástico. E tudo que está acontecendo com ele lá fora é porque não conhecem ele porque ele é uma pessoa fenomenal", afirmou.

Marcelo Guedes, coordenador de esporte, também acompanhou o craque na juventude. Segundo ele, o time da escola não perdeu nenhum jogo em que Vini estava.

A gente ganhou todas as competições que o Vinícius disputou pelo colégio, inclusive grandes. Em 2012, em uma competição da Adidas, fomos campeões do sub 12, que era a categoria dele, do sub 14, que era uma categoria acima da dele, e do sub 16. Vinicius foi eleito melhor jogador e artilheiro das 3 categorias com 12 anos. Primeiro título que o colégio ganhou estadual foi a equipe dele, ele que levou praticamente o título Marcelo Guedes, coordenador de esporte
 

Dentro da sala de aula

Escola de Vini Júnior em SG
Escola de Vini Júnior em SG |  Foto: Péricles Cutrim
 

A professora de produção textual Silvana Ferreira, que acompanhou Vinícius no 6º ano, aos 11 anos, contou que o assunto dele era um só: futebol. 

"O sonho dele sempre foi esse. A escrita dele, tudo era sobre futebol. Poderia ser tema de meio ambiente que ele fazia no final alguma coisa relacionada ao futebol. Era o sonho dele e ele sempre falava em sala de aula que ele ia ser jogador de futebol, e está aí hoje o nosso craque", declarou Silvana. 

É um orgulho poder falar que dei aula pro Vinícius Júnior. Graças a Deus ele está brilhando, e tem que bailar muito ainda Silvana Ferreira, Professora do 6º ano de Vini Jr.
 

Orgulho do colégio 

Vini Jr visitou a escola na quinta (29) e foi muito festejado por todos
Vini Jr visitou a escola na quinta (29) e foi muito festejado por todos |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Vinícius é citado por vários cantos na escola, seja em placas no ginásio da unidade, ou até mesmo sendo tema de redação para os jovens alunos. Com a sua visita ao Odete São Paio nesta quinta (29), o jogador foi homenageado pela escola. O ginásio onde tanto jogou recebeu o nome de Ginásio Poliesportivo Vinícius Júnior. 

  • O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
    O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
  • O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
    O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
  • O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
    O ginásio da escola recebeu o nome do atleta
 

Trajetória

Nascido no bairro Porto Rosa, em São Gonçalo, Vinícius Jr iniciou sua jornada no futebol desde muito jovem. Aos 5 anos de idade, ele ingressou em uma escolinha do Flamengo, perto da sua casa. Com o passar dos anos, seu potencial se tornou evidente e, aos 14 anos, Vini Jr decidiu morar com seu tio em Piedade, no Rio de Janeiro, para ficar mais próximo do centro de treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, localizado em Vargem Grande.

Aos 17 anos, ele teve a oportunidade de participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o principal torneio de futebol para jovens no Brasil. Sua atuação chamou a atenção e, naquele mesmo ano, ele foi promovido ao time profissional do Flamengo. Nesse momento, já era reconhecido como uma das maiores promessas do futebol mundial.

Em 2018, o Real Madrid o contratou por cerca de 45 milhões de euros, sendo uma das maiores vendas da história do futebol brasileiro. Desde 2018, o jogador atua como o camisa 20, no ataque do Real Madrid. Ele também participou da última Copa do Mundo no Catar, em 2022.  

< Casal é preso por torturar filha de quatro meses na Zona Oeste Ponte Rio-Niterói tem 11 km de lentidão na volta para casa <