Apoio
Vini Jr: perda de prêmio revolta moradores de São Gonçalo
Brasileiro ficou em segundo na disputa pela Bola de Ouro
Nesta segunda-feira (28), o atacante brasileiro Vinícius Jr. não venceu o prêmio a Bola de Ouro, gerando grande repercussão e indignação entre torcedores brasileiros. Nas ruas do bairro Mutuá, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, onde o brasileiro deu os primeiros chutes, alguns moradores questionaram a justiça do resultado e apontaram o desempenho de Vini Jr em campo como digno do troféu.
Considerado um dos melhores jogadores da temporada, Vinícius, que se destacou pelo Real Madrid, era um dos favoritos ao prêmio, mas acabou não levando a honraria, que ficou com Rodri, do Manchester City.
Ele foi um dos maiores destaques do Real Madrid, merecia mais reconhecimento. Parece que sempre há uma desculpa quando se trata de jogadores brasileiros. A temporada dele foi espetacular e merecia ganhar. Foi revoltante, mas ele ainda tem futebol e idade pra conseguir nos próximos anos”
Apesar da excelente campanha na temporada 23/24, com 26 gols e 11 assistências em 49 jogos, o título da Champions League, da Supercopa da Espanha e do Campeonato Espanhol (La Liga), Vini foi surpreendido e ficou com o segundo lugar.
Algumas pessoas também trouxeram à tona a questão do racismo, sugerindo que a origem brasileira e a cor de Vinícius Jr. poderiam ter influenciado a escolha.
“Infelizmente, o racismo ainda está muito presente no futebol. Vinícius é brasileiro e negro, e isso acaba pesando em algumas votações, principalmente pelos casos recentes, onde ele teve muito holofote. Claro que iriam dar o prêmio para um europeu e branco”, afirmou uma pessoa que não quis ser identificada.
Nas redes sociais, internautas também comentaram sobre a injustiça do prêmio. “Depois dessa, a Bola de Ouro perdeu totalmente a credibilidade. O que aconteceu hoje vai ser uma mancha na história do futebol”, comentou um. “Vocês sabem muito bem porque o Vini Jr. não levou essa bola de ouro. Racismo estampado. Uma vergonha”, escreveu outro.
Declaração nas redes sociais
Horas antes do prêmio, foi anunciado que ninguém do Real Madrid iria à cerimônia da Bola de Ouro em Paris, na França, por receberem a informação que Vinícius Júnior não seria eleito o melhor jogador do mundo. O assunto foi um dos mais comentados na web nesta segunda, e após a confirmação que ele não venceu, Vini Jr. se pronunciou nas redes sociais.
“Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, declarou o atacante do Real Madrid no X.
Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.
— Vini Jr. (@vinijr) October 28, 2024
A publicação atingiu mais de 1 milhão de curtidas e outros milhares de comentários de apoio.
Clubes apoiam jogador
O Canto do Rio, clube de Niterói onde Vinicius Junior iniciou sua carreira no futsal, homenageou o jogador após o anúncio do resultado da Bola de Ouro.
Nas redes sociais, o Canto do Rio declarou seu desacordo com a escolha da Bola de Ouro, mencionando que, para o clube e seus torcedores, Vinicius Junior representa o melhor jogador do mundo.
No comunicado, o clube enfatizou o orgulho por ter feito parte da formação de um jogador que, além de habilidade, apresenta qualidades que, segundo o clube, inspiram jovens atletas em todo o país.
O Flamengo, clube em que Vinícius Jr. estreou profissionalmente no futebol, também postou um longo texto mostrando apoio ao brasileiro.
“Hoje, havia uma grande expectativa por um dia de coroação. Mas se ela não veio daqueles que votaram na contestada premiação, ela veio, vem e virá daqueles que sabem que você é o melhor. E é tão fácil saber!
De São Gonçalo a Madrid, passando pela Gávea e por Vargem Grande, você tem moral de cria - e não criado. Pra todos, menos alguns, você é o melhor, sem espaço pra dúvida.
O Clube de Regatas do Flamengo e a Nação Rubro-Negra têm um imenso orgulho de poder dizer que você foi formado aqui”, diz um trecho da mensagem.
Se na lenda da Excalibur, o rei Arthur retira a espada, como nenhum outro foi capaz, e comprova sua nobreza, na lenda do nosso rei, outro Arthur vestiu o Manto com a mesma naturalidade e comprovou ser a majestade de mais de 40 milhões de súditos.
— Flamengo (@Flamengo) October 28, 2024
Assim como desfraldar a… pic.twitter.com/PjQhz6cKqH
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!