Até quando?

Vini Jr volta a sofrer racismo em jogo na Espanha

Jogador se manifestou nas redes sociais: 'Precisam ser punidas'

Torcedor do Sevilla fez gestos de um macaco para Vini Jr
Torcedor do Sevilla fez gestos de um macaco para Vini Jr |  Foto: Reprodução/X de Vini Jr

O brasileiro Vinícius Jr, do Real Madrid, foi vítima de racismo mais uma vez na Espanha. O atacante foi alvo de torcedores do Sevilla, no último sábado (21), pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol, após uma confusão com os jogadores.

Após a partida, o Sevilla informou que identificou e expulsou do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán o torcedor que cometeu agressões xenófobas e racistas contra o brasileiro.

Leia +: Vini Jr. é alvo de racismo novamente na Espanha: 'País de racistas'

Leia +: 'Seguirei firme', diz Vini Jr. sobre episódios de racismo

Leia +: Vini Jr. recebe homenagens de time e torcida após sofrer racismo

“O Sevilla FC gostaria de informar que após detectar comportamentos xenófobos e racistas de um torcedor em suas arquibancadas, o identificaram, expulsaram-no do estádio e denunciaram-no às autoridades policiais que trabalhavam em nosso estádio. Além disso, os regulamentos disciplinares internos serão estritamente aplicados a ele e ele será expulso como membro em breve”, afirmou a equipe espanhola em nota.

Após o posicionamento do Sevilla o brasileiro se manifestou com uma postagem sobre o assunto em seu perfil em uma rede social.

"Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol. Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas. O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando...".

Vinícius Júnior tem sido vítima sistemática de agressões racistas no futebol espanhol. O último episódio foi registrado no dia 21 de abril no Estádio Mestalla, na vitória de 1 a 0 do Valencia sobre o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, Vinícius Júnior escutou insultos racistas e gritos de macaco vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.

Após este episódio, o jogador da seleção brasileira recebeu diversas manifestações de apoio, como do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que colocou o atacante na liderança de um comitê especial antirracismo, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu que a Fifa, a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países tomem providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

Com Agência Brasil

< Moradores denunciam furtos de cabos e falta de segurança no Fonseca Argentinos definem novo presidente do país neste domingo <