Proposta
Vôlei em Icaraí, surfe em Itacoa: veja novos locais para o Pan em Niterói
Neves e Paes selam acordo com Castro no MAC
Niterói deu mais um passo importante na sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em evento realizado nesta quinta-feira (12), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o prefeito eleito, Rodrigo Neves (PDT), anunciou novos locais que serão usados para as competições, caso a cidade seja escolhida.
Na cerimônia, marcada pela assinatura da carta de apoio do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), à candidatura das duas cidades (Rio e Niterói), Neves compartilhou detalhes sobre a infraestrutura planejada para o Pan, destacando a Praia de Icaraí e a Região Oceânica.
O triatlo em Niterói também seria uma conquista muito importante
“Conversamos com o Paes [prefeito do Rio] e com o Castro [governador], sobre a possibilidade de realizar o vôlei de praia aqui na Praia de Icaraí, com vista para a enseada de Niterói e para o próprio Rio, que será algo belíssimo. O triatlo em Niterói também seria uma conquista muito importante. Quem sabe o surfe na Região Oceânica, em Itacoatiara", explicou Neves.
'Niterói está pronta', diz Neves
Além disso, o prefeito eleito ressaltou a importância de outros locais e projetos na cidade, como a Concha Acústica, destacando a capacidade de Niterói para sediar a competição.
Niterói é uma cidade com tudo o que é necessário para fazer um grande Pan
"Axel [atual prefeito de Niterói] também iniciou a obra, e eu devo inaugurar, provavelmente em novembro do ano que vem, a Arena da Concha Acústica, onde poderemos receber as artes marciais. Niterói é uma cidade com infraestrutura, segurança pública e tudo o que é necessário para fazer um grande Pan”, concluiu.
Castro apoia a candidatura
A candidatura conjunta para sediar os jogos foi fortemente apoiada por todas as autoridades presentes. O governador Cláudio Castro reforçou a importância da parceria entre as duas cidades e o momento de reconciliação política vivido pelo estado do Rio.
Isso demonstra a maturidade política que precisamos para seguir adiante
“O Rio de Janeiro voltou. Estamos vivendo um novo tempo de reconstrução e consertação. A candidatura ao Pan 2031 é uma prova disso. A união entre os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, representando as duas principais cidades do estado, demonstra a maturidade política que precisamos para seguir adiante”, disse Castro.
'Uma oportunidade', diz Paes
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também presente no evento, destacou que o Pan 2031 representa muito mais do que a realização de um evento esportivo.
Tem tudo para transformar a infraestrutura da cidade e da Região Metropolitana
“A candidatura ao Pan é uma oportunidade única para o Rio e Niterói, não apenas para sediar um grande evento, mas para transformar a infraestrutura da cidade e da Região Metropolitana. A Linha 3 do metrô, por exemplo, é um projeto essencial que vai melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos, e tem tudo para ser concretizado com a realização do Pan”, afirmou Paes.
Paes também lembrou da importância dos grandes eventos para o planejamento a longo prazo.
Esses projetos nos ensinam a trabalhar juntos em projetos comuns
“Esses eventos nos ensinam a trabalhar juntos em projetos comuns, além de fortalecer a infraestrutura e gerar oportunidades de desenvolvimento. A candidatura do Pan é uma chance de consolidarmos essa visão e deixarmos um legado de transformação para as próximas gerações”, destacou o prefeito.
Apoio de Lula
Rodrigo Neves também mencionou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à candidatura. Segundo o prefeito eleito, o presidente já deu sinal verde para o projeto.
Esse alinhamento com o governo federal fortalece ainda mais nossa posição
“Conversamos com o presidente Lula, e ele já demonstrou seu apoio à nossa candidatura. Esse alinhamento com o governo federal fortalece ainda mais nossa posição e nos dá confiança de que temos a força necessária para garantir a realização do Pan no Rio-Niterói”, afirmou Neves.
Com o apoio dos governos Federal e Estadual, a candidatura Rio-Niterói tem como concorrente a cidade de São Paulo, que também disputará a sede do evento. A decisão oficial sobre qual cidade será escolhida será tomada até o dia 31 de janeiro de 2025.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!