Filipe Vianna - Segue o Jogo
Fluminense sem ritmo, Botafogo implacável, Cano e a volta do Carioca
Neste domingo (28), o Campeonato Carioca finalizou sua rodada de número quatro pela Taça Rio. Como somente o Flamengo havia jogado – e vencido -, foi a vez de Botafogo, Vasco e Fluminense entrarem em campo. Marcada por protestos e com os três clubes jogando no mesmo dia, as atenções estavam voltadas para o protocolo “Jogo Seguro” da Ferj.
Jogadores e comissão técnica demonstraram necessidade de se cumprimentar com “soquinho” e procuraram evitar abraços. Com a bola rolando, o Glorioso foi certeiro e venceu sua partida, assim como o time da Cruz de malta. Já o tricolor das Laranjeiras decepcionou e sofreu derrota para o Volta Redonda.
Botafogo 6x2 Cabofriense
A estrela solitária, juntamente com o FLU, foi o time que procurou remar contra a volta do campeonato. Em virtude do aumento de casos no Estado do Rio e no país como um todo, o Botafogo tentou de tudo para que (re)estreasse somente no mês de julho, mas não foi possível.
Já que não teve outra saída, o Fogão entrou em campo às 11h para enfrentar a Cabofriense. E deu um show. Havia, claramente, a preocupação com a condição física dos atletas, mas esta se tornou imperceptível mediante a facilidade em jogar.
Ainda no 1º Tempo, Pedro Raul e Cícero marcaram 2x0 para o alvinegro. Quando o intervalo acabou, a dominância foi mantida e o Botafogo fechou com seis gols e garantiu a sua classificação para a semifinal do 2º turno do Cariocão.
Detalhe: Paulo Autuori, técnico do Fogão, foi suspenso por 15 dias após duras críticas à Federação. No entanto, uma liminar o permitiu dirigir o time à beira do campo. Ainda assim, Autuori se recusou a fazê-lo e assistiu ao jogo da Tribuna.
Vasco 3x1 Macaé
De todos os quatro grandes do Rio, era o Vasco o time que mais precisava vencer. E o fez. Na primeira partida do técnico Ramon, agora efetivado, o clube cruzmaltino fez uma boa apresentação. Ainda que o Macaé não tenha levado perigo, o clube de São Januário resolveu tudo ainda na etapa inicial.
Em um meio campo bem armado com destaques para Fellipe Bastos e Andrey, mas um Benítez apagado, quem resolveu tudo mesmo foi Germán Cano. Em 12 jogos, o argentino já soma oito gols – cinco foram marcados no estadual. Na tarde deste domingo (28), foram três gols.
O primeiro de pênalti – considerado muito duvidoso por Sandro Meira Ricci, ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem -, o segundo após um chute errado e o terceiro teve um bom percentual dedicado à Fellipe Bastos que deu uma bela assistência.
Pelo lado do time branco e azul, Jones marcou após erro do goleiro Fernando Miguel.
Mesmo tendo vencido e chegado a cinco pontos, o Gigante da Colina viu o Volta Redonda vencer seu jogo. Com isso, o Fluminense é o líder com nove pontos, seguido do Voltaço com sete e Madureira com seis. Somente depois o Vasco aparece com cinco pontos.
Fluminense 0x3 Volta Redonda
Falando no time da região Sul-Fluminense, o Voltaço venceu e venceu muito bem. Em um jogo marcado pela volta de Fred ao tricolor e uma falta de ritmo clara do lado do Time de Guerreiros, a equipe amarela e preta não tomou conhecimento e aplicou 3x0 no time comandado por Odair Hellmann.
O destaque negativo vai para Egídio. O lateral-esquerdo deu uma “tesoura” – jogada com carrinho por trás – no meio da primeira etapa e foi expulso. Após isso, foi só contra-ataque adversário. Lembrando que Nenê não jogou a partida por ter sido diagnosticado com Covid-19.
E a falta que o meia faz foi evidente, pois ficou claro que não havia quem pudesse fazer a ligação da defesa com o ataque. Paulo Henrique Ganso, em uma atuação completamente apagada, certamente seria vaiado se houvesse público.
O que esperar da próxima rodada
O já classificado Flamengo, assumiu a liderança da classificação geral. Sendo assim, se empatar na próxima partida (contra o Boavista), o +Querido irá depender de si para vencer a Taça Rio e se sagrar Campeão Carioca 2020.
Pelo lado verde, branco e grená, resta não perder para o Macaé que a classificação para a semifinal será garantida. No entanto, para sonhar com o título, o tricolor tem que ser campeão da Taça Rio ou ser o melhor time nos pontos corridos – nesse último, o Flamengo precisa perder e o FLU vencer.
Já o Vasco não pensa em outra possibilidade que não seja vencer o Madureira em São Januário. No entanto, precisaria conta com a ajuda do Resende para não permitir a vitória do Volta Redonda.
O Botafogo depende de si para se classificar. É só vencer. Mas para brigar pelo título estadual, precisa conquistar a Taça Rio.
Filipe Vianna - É um apaixonado por análises táticas e coberturas esportivas. Ele fala sobre futebol e o mundo dos esportes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!