Professora Gab Jardim - Provas e Estudos

O Enem está chegando. E agora?

Se você é um vestibulando, a chegada do recesso é paradoxal. Enquanto o desejo de curtir as férias toma conta do coração, a cabeça está aflita com a proximidade do principal vestibular do país: o ENEM! As mudanças que o exame sofrerá, então, não ajudam a acalmar os ânimos e, por vezes, podem até atrapalhar o seu planejamento de estudos. Nesse sentido, para te ajudar a aumentar o foco e não se desesperar com a prova que garante a sua entrada na universidade, quero te ajudar nessa caminhada rumo à aprovação!

Como vivemos em um mundo digital, o MEC ofereceu, via app, uma ferramenta interessante para nortear a tua decisão na hora de escolher a carreira que almeja seguir. A orientação vocacional presente no aplicativo do exame tem como finalidade diminuir a evasão escolar no ensino superior por falta de identificação com o curso escolhido.

Ademais, a formatação das provas também sofrerá mudanças, visando a reduzir os custos de impressão. Essa realidade não afetará significativamente a tua confecção das questões, uma vez que a folha de rascunho para a redação continuará disponível, assim como um espaço para a resolução dos cálculos matemáticos ao final do caderno.

As mudanças mais significativas acontecerão apenas em 2021, como a redução pela metade na quantidade de questões e a feitura de duas fases no exame, porém, já em 2019, será exigido do candidato maior domínio dos conteúdos cobrados e se manterá a necessidade de se relacionar as diversas áreas do conhecimento para chegar à resposta correta.

Por outro lado, decisões governamentais tomadas no período presidencial de Michel Temer e já postas em prática, assim como influenciadas pelo atual governo de Jair Bolsonaro, afetam o perfil da prova, de maneira geral. Segundo o atual presidente, o ENEM deve “privilegiar questões voltadas ao que realmente interessa”, o que significa, sob a ótica dele, que os temas que versam sobre ideologias, cultura e ética provavelmente não aparecerão na edição de 2019. Em outras palavras, os saberes acerca da nossa realidade social, econômica e política, assuntos constantes no exame, serão descartados.

Como o meu desejo é o teu sucesso, a dica de hoje é que você invista, neste segundo semestre, em revisar os assuntos mais cobrados nos últimos anos, principalmente na parte de ciências da natureza e exatas, áreas que não sofrerão modificações significativas. Também vale manter o treino para a prova de redação, priorizando propostas que abordem aspectos científicos – minha aposta para o tema de 2019. No mais, aproveite esses dias de descanso para relaxar e se reorganizar. O ENEM já está vindo e tenho a certeza de que você já é um vitorioso!

< Nova frente fria chega com ressaca em Niterói Governo e população mobilizados contra a dengue em SG <