Maricá

Detran fará blitzes durante Maio Amarelo

Começou hoje (4) as ações de conscientização realizadas pelo Detran-RJ em parceria com a Lei Seca  para alertar sobre o número de vítimas de acidentes de trânsito. A medida faz parte da Campanha Maio Amarelo, que pretende reduzir a imprudência no trânsito de todo o estado.

Serão feitas 15 blitzes durante a Operação Maio Amarelo. A blitz será de conscientização e distribuirá materiais educacionais e fitas amarelas. Cada operação contará com 12 agentes educativos. A ação contará com o apoio da “Lei Seca”, que também fará uma abordagem educacional mostrando a importância de não dirigir após o consumo de bebida alcóolica.

A operação Maio Amarelo estará em oito cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Maricá e São Gonçalo.“No último ano, o número de acidente no trânsito caiu, mas o de mortes aumentou. Isso prova que a conscientização não pode parar. O movimento Maio Amarelo é importante, porque levanta o tema da imprudência no trânsito com muita firmeza. Mas ser prudente e dirigir de forma consciente precisam ser ações diárias de todos nós. E cabe ao poder público conscientizar e fiscalizar”, destaca Leonardo Jacob, presidente do Detran-RJ.

Para o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, estas ações de conscientização têm a finalidade de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre os perigos do trânsito, que mata mais de 1,2 milhão de pessoas no mundo e mais de 40 mil brasileiros por ano."Este é um grande movimento a favor da vida. As blitzes com o Detran pretendem fazer a população refletir e repensar suas atitudes e comportamento para que possamos juntos, poder público e sociedade, construir um trânsito mais humano e diminuir essas estatísticas tão drásticas" , ressaltou.

Estatísticas

Nos últimos anos, o número de acidente vem caindo no estado do Rio de Janeiro. Em 2016, foram 26.404 acidentes com vítimas. Em 2017, houve uma queda de 22,2%, com 20.535 acidentes, uma média de 1.711 acidentes por mês. O número total de vítimas também caiu de 38.266 para 31.006, 19%. Também houve queda (20,5%) na quantidade de pessoas feridas: 36.364 para 28.885.

No entanto, o número de mortes no local dos acidentes aumentou 11,5%. Este crescimento comprova que os acidentes estão mais violentos e a imprudência dos motoristas maior. Em 2016, 1.902 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, enquanto em 2017 foram 2.121 mortes, uma média de 177 por mês.

São Gonçalo lidera ranking de acidentes na Região Metropolitana. Foram 1.221 acidentes em 2017, uma média de 102 acidentes por mês. Em seguida aparecem: Niterói (1.035), Nova Iguaçu (980), Duque de Caxias (888) e São João de Meriti (528)

Maio Amarelo – Nós somos o trânsito

O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e é realizado há cinco anos em 27 países dos cinco continentes. Diversas ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil acontecem em todo o país e colocam em pauta o tema da segurança no trânsito.

Este ano o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. A meta é mostrar que o trânsito é muito mais do que veículos, barulho e congestionamento. O trânsito é feito de pessoas. E são essas pessoas que cometem imprudências e que também são as vítimas dos acidentes.

< Polícia Civil prende acusado de homicídio PMs são baleados na Niterói-Manilha <