Niterói

Codim treina Guarda Municipal para atender mulheres vítimas de violência

Imagem ilustrativa da imagem Codim treina Guarda Municipal para atender mulheres vítimas de violência
|  Foto: Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói
Objetivo é melhorar os mecanismos de proteção e assegurar tratamento humanizado. Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói

A Coordenadoria de Políticas de Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói iniciou, nesta quinta-feira (10), um curso de capacitação sobre mecanismos de proteção à mulher em situação de violência para agentes femininos da Guarda Municipal de Niterói. O Treinamento Lilás será oferecido para 120 agentes que serão capacitadas para atender as demandas de violência na cidade. O objetivo é orientar as guardas sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros. Devido à pandemia e respeitando os protocolos sanitários, o curso será dividido em duas turmas com 60 agentes, com capacitação da primeira turma nos dias 10 e 11 de junho.

A coordenadora de Políticas de Direitos da Mulher, Fernanda Sixel, reforça que a capacitação é fundamental para aprimorar o atendimento.

"O Treinamento Lilás é um dos projetos importantes da Codim. É fundamental fomentar o debate e levar conhecimento sobre feminicídio e as leis que garantem os direitos das mulheres e a nossa proteção, principalmente dentro do serviço público, sobretudo com a Guarda Municipal”, explica Fernanda. “O nosso objetivo vai além do debate. Queremos capacitá-las para um atendimento mais adequado e humanizado, além de fazer com que entendam o que se passa com a vítima, gerando uma maior sensibilização para que sempre encoraje a mulher a realizar a denúncia contra o agressor. Serão dois dias de treinamento com aulas teóricas, dinâmicas em grupo e aula de defesa pessoal”.

O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique Moraes, ressalta a importância de ter guardas capacitadas para enxergar situações onde muitas mulheres se sentem invisíveis ou com medo de denunciar.

"É muito importante pensarmos em parcerias entre os órgãos da Prefeitura. Treinar a equipe feminina da Guarda Municipal é essencial para que elas possam compreender e orientar da melhor forma as mulheres vítimas de violência, seja qual for. Muitas mulheres têm receio em procurar ajuda nas delegacias e acabam se sentindo invisíveis e as guardas vão poder ajudar e orientar como agir nesses casos. Niterói segue diminuindo os índices de criminalidade e precisamos estar atentos a todo tipo de violência", disse o secretário.

Além de ajudar no trato com a mulher, o curso também vai otimizar a coleta de dados a partir das anotações e autuações emitidas pelas agentes da Guarda Municipal. A partir daí, será gerado um relatório com o mapeamento das regiões onde há maior incidência de casos, horário das agressões e dia da semana em que elas ocorrem, na tentativa de extrair o fator gerador da discussão (reincidência de agressão). O curso conta com certificação e será dividido em módulos com palestras, vídeos, debates e aula de defesa pessoal.

“O treinamento é um desejo antigo da Guarda Municipal de Niterói, já que são frequentes os atendimentos às mulheres vítimas de violência. Sabemos que cresceu muito o número de mulheres agredidas na pandemia e, muitas vezes, elas não dependem apenas da delegacia, mas também de um apoio psicológico e até mesmo socioassistencial, que ela encontra em determinados órgãos municipais como o Ceam. É importante que nós, que estamos nas ruas, saibamos a existência desses locais e o que cada um deles pode fazer por essa mulher, fortalecendo a rede de apoio já estruturada para auxiliá-la”, disse Vanessa Herval, 29 anos, que atua há seis anos como guarda municipal na cidade.

< Acidente deixa uma pessoa ferida no Centro de Niterói Preso em flagrante por tráfico de drogas em São Gonçalo <