Assustador

46 corpos encontrados em caminhão abandonado no Texas

16 pessoas foram encontradas com vida e levadas para o hospital

16 pessoas foram levadas para o hospital, 12 adultos e quatro crianças
16 pessoas foram levadas para o hospital, 12 adultos e quatro crianças |  Foto: Reprodução
 

Um caminhão com 46 imigrantes mortos foi encontrado nesta segunda-feira (27), em uma rodovia de San Antonio, no Texas. O veículo estava abandonado, segundo as autoridades locais.

O comandante do Corpo de Bombeiros de San Antonio, Charles Hood, informou que até 16 pessoas, sendo 12 adultos e quatro crianças, levadas para o hospital.

"Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, estavam sofrendo de insolação, exaustão pelo calor e sem sinais de água no veículo. Era um caminhão refrigerado, mas não havia nenhuma unidade de ar condicionado visível em funcionamento" informou o comandante.

Em coletiva, o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, lamentou o ocorrido e pediu por justiça.

"Esta noite estamos lidando com uma horrível tragédia humana. Por isso, peço a todos que pensem com compaixão e rezem pelos falecidos, pelos feridos, pelas famílias. E esperamos que os responsáveis por colocar estas pessoas em condições tão desumanas sejam processados com todo o rigor da lei".

A cidade fica a 250 km da fronteira com o México, e trata-se de uma via utilizada como rota por traficantes. As ondas de calor em San Antonio são altas, na segunda a temperatura chegou a 39,5ºC. 

De acordo com o chefe de polícia de San Antonio, William McManus, as autoridades foram acionadas às 17H50.

Nas investigações, três pessoas foram detidas, mas o chefe de polícia informou que não existe a confirmação, até o momento, da participação destas pessoas com o ocorrido. O Departamento de Segurança Nacional está responsável pela apuração do caso.

Hood acrescentou que 60 equipes do Corpo de B

16 pessoas foram levadas para o hospital, 12 adultos e quatro crianças |  Foto: Reprodução
 

ombeiros se mobilizaram no local, eles vão receber assistência psicológica para lidar com o caso.

"Não estamos preparados para abrir um caminhão e ver diversos corpos lá" afirmou o chefe do Corpo de Bombeiros.

O governador do Texas, Greg Abbott, se pronunciou criticando arduamente o presidente americano Joe Biden, responsabilizando as políticas de fronteiras abertas do democrata.

"Estas mortes estão na conta de Biden. Mostraram as consequências mortais de sua recusa em fazer cumprir a lei" twittou o governador. 

Marcelo Ebrard, ministro das Relações Exteriores do México, lastimou as mortes e disse que ainda não se sabe ao certo as nacionalidades dos mortos, mas dois guatemaltecos estão entre os sobreviventes.

O veículo abandonado é conhecido como meio de transporte utilizado por imigrantes que tentam entrar nos Estados Unidos.

Caso também aconteceu em 2017

Em San Antonio uma tragédia semelhante ocorreu em 2017. No caso, 10 pessoas morreram sufocadas dentro de um contêiner que estava a caminho dos Estados Unidos. O ar condicionado estava danificado e a ventilação do transporte coberta, impedindo o ar de circular.

Dentro do contêiner, 200 pessoas estavam sendo transportadas e sofreram de insolação e desidratação. Embora esse tenha sido o número registrado, acredita-se que outras pessoas estavam dentro do caminhão, mas fugiram.

O motorista, que alegou não saber que estava transportando tantas pessoas, foi condenado à prisão perpétua em abril de 2018, sem possibilidade de condicional.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Ameaça de massacre em escola de Maricá vira caso de polícia Gabriela Prioli anuncia gravidez do 1º filho: 'Cabem três vidas' <