Saúde

Alopecia: entenda distúrbio que afeta esposa de Will Smith

Jada Smith revelou diagnóstico em 2018

Jada decidiu adotar os cabelos raspados no final do ano passado
Jada decidiu adotar os cabelos raspados no final do ano passado |  Foto: rede social
 

A premiação do Oscar que aconteceu nesse domingo (27) ficou marcada por uma agressão do ator Will Smith ao comediante Chris Rock, que apresentava a premiação. Rock fez piada com a esposa de Will, a atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith, a comparando à personagem G.I Jane, do filme "Até o Limite da Honra" (1997), o qual interpretava uma militar e tinha o cabelo raspado. 

No meio do ano passado, Jada decidiu raspar a cabeça por falhas no couro cabeludo, devido à alopecia, doença autoimune que faz com que ocorra a queda repentina de grande quantidade de fios de cabelo, acima do normal. A atriz revelou seu diagnóstico em 2018, durante um episódio de "Red Table Talk", seu programa de talk show, que apresenta junto com sua filha, Will, e sua mãe Adrienne Banfield-Norris.

No episódio, a atriz contou como foi aterrorizante quando a queda dos cabelos e que chegou a passar por diversos médicos especialistas, no entanto, na época, não conseguiram descobrir a causa do início do problema. 

O que é alopecia?

A alopecia é uma condição que está ligada à perda de cabelo ou pelos, que pode acontecer com homens ou mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

De acordo com a médica dermatologista Thaís Rosa, existem diversos tipos de alopecia com causas e tratamentos diferentes. 

"Alguns fatores externos como estresse, tratamentos químicos inadequados e excessivos, trauma local, e uso de medicamentos, podem desencadear o problema; assim como doenças internas no organismo como distúrbios da tireoide, doenças infecciosas como a sífilis secundária, Covid-19  e doenças autoimunes, como líquen plano ou lúpus eritematoso sistêmico; além deficiência de proteínas ou de absorção de ferro, biotina e zinco; infecções locais no couro cabeludo e no pós-parto também podem estar entre as causas de alopecias", esclarece a especialista. 

A médica ainda relata que esse tipo de distúrbio afeta, psicologicamente e socialmente, homens e mulheres por sofrerem tanto pelo prejuízo estético, como pela causa que pode estar por trás da condição. 

< Confira os confrontos sorteados para a terceira fase da Copa do Brasil Garis do Rio entram em estado de greve por tempo indeterminado <