Monkeypox
Anvisa libera vacina e medicamentos contra varíola dos macacos
Ministério da Saúde já anunciou a compra de imunizantes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou, durante reunião na manhã desta sexta-feira (19), a aquisição e uso de vacinas, além de medicamentos pelo Ministério da Saúde contra a varíola dos macacos. Todos os cinco diretores se mostraram a favor da decisão.
Durante o encontro, a Agência definiu os requisitos de procedência e o controle de monitoramento para a entrada em solo nacional. Com a aprovação, o Ministério da Saúde vai solicitar o registro dos estoques já adquiridos.
A pasta levou em consideração a confiança regulatória, ou seja, órgãos de referência para a Anvisa, que atuam em outros países, e já liberaram o uso dos produtos. Dentre as regras impostas, os lotes que serão importados devem estar dentro da validade e ter boas condições de armazenamento e transporte.
Pasta levou em consideração a confiança regulatória, ou seja, órgãos de referência para a Anvisa
O Ministério da Saúde já anunciou a compra de 50 mil doses do imunizante para serem aplicados em profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com outros infectados pela doença. Além disso, também estão entre as aquisições o antiviral tecovirimat para casos graves de pacientes infectados. Contudo, as doses estarão disponíveis somente no mês de setembro.
A pasta ressaltou que a dispensa do registro pode ser suspensa a qualquer momento caso haja controvérsias que apresentem riscos. A Agência acrescentou que a dispensa do registro, neste momento, não significa dispensa de avaliação da Anvisa, que segue monitorando os estudos dos medicamentos e vacinas utilizados para prevenção de varíola dos macacos. Atualmente são 3.450 casos confirmados da doença no Brasil e um óbito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!