Escuridão
Apagão da Enel em SP dobra número de clientes sem energia elétrica
Concessionária não cumpriu prazo de normalização do serviço

Após o apagão de luz que deixou cerca de 29 mil clientes no estado de São Paulo sem energia, o número de consumidores prejudicados pela Enel voltou a crescer longo da manhã desta segunda-feira (15). No início do dia, o número de clientes sem fornecimento de energia se estimava em 27 mil. Chegando no início da tarde, o número já chegava em 55 mil clientes impactados.
A cidade de São Paulo concentra a maior parte dos impactos, com cerca de 39 mil imóveis às escuras. Outras cidades do estado também seguem afetadas. Em Itapevi, na Região Metropolitana, 893 consumidores permanecem sem energia.
Em comunicado divulgado mais cedo, a Enel afirmou que equipes seguem mobilizadas nas ruas paulistanas para realizar reparos e normalizar o serviço, e que variações no número de clientes sem energia são consideradas normais ao longo do dia.
Impactos do ciclone
Na última quarta-feira (10) e quinta-feira (11), São Paulo e a Região Metropolitana foram atingidas por um ciclone extratropical, que provocou ventos de até 98 km/h em algumas áreas. O fenômeno causou a queda de mais de 330 árvores, que comprometeu as redes elétricas e interrompeu o fornecimento de energia.
No auge da crise, mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem luz.

No sábado (13), a Justiça determinou que a Enel restabelecesse o serviço no prazo de 12 horas, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento. A concessionária afirmou, no mesmo dia, que a situação seria normalizada até o domingo. O prazo não foi cumprido.

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