Guerra

Ataque a teatro na Ucrânia deixou 300 mortos; confira como ficou

Local estava sendo usado como abrigo para diversos civis

O local estava sendo usado abrigo para diversos civis, dentre crianças até idosos.
O local estava sendo usado abrigo para diversos civis, dentre crianças até idosos. |  Foto: Reprodução
 

Um bombardeio russo no Teatro Mariupol Drama, na cidade Portuária da Ucrânia, que ocorreu no último dia 16, deixou cerca de 300 mortos. O anúncio foi realizado pelo Conselho Municipal da cidade ucraniana de Mariupol desta sexta (25).

O local estava sendo usado como abrigo para diversos civis, dentre eles crianças e idosos. Ainda de acordo com o governo ucraniano, no dia seguinte ao bombardeio, os ocupantes russos não permitiram que o Serviço de Segurança da Ucrânia resgatassem pessoas dos escombros.

"Eles primeiro bombardearam deliberadamente e agora estão impedindo as operações de resgate abrindo fogo constante. A desumanidade das tropas russas não tem limites", relatou a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Emine Dzheppar. 

O anúncio da Câmara Municipal de Mariupol sobre as mortes ocorreu no Telegram, onde disseram não querer acreditar ‘neste horror até o fim’.

“Infelizmente, começamos este dia com más notícias. Testemunhas oculares relataram que cerca de 300 pessoas morreram no Teatro Drama de Mariupol como resultado do bombardeio de um avião russo. Não quero acreditar neste horror até o fim. Até o fim quero acreditar que todos conseguiram escapar. Mas as palavras de quem estava dentro do prédio no momento desse ato terrorista dizem o contrário”, dizia a mensagem.

O teatro havia sido pintado com inscrições em tinta branca ao lado do edifício avisando aos invasores que crianças estavam escondidas por lá. No pronunciamento da Câmara, eles indicam uma crueldade russa.

“Esses fascistas do século 21 não foram impedidos pela enorme inscrição CRIANÇAS, ou pelas declarações do próprio povo de que existem apenas pacíficos – mulheres, crianças, idosos (…). Eles sabiam quais poderiam ser as consequências e, no entanto, as bombas caíram em um lugar que se tornou um refúgio para centenas de moradores de Mariupol”, informou a nota.

Mariupol, uma estratégica cidade portuária ucraniana na costa do mar interior de Azov, está cercada pelas tropas russas há várias semanas, já que a sua conquista é um objetivo prioritário da Rússia.

< Estado do Rio registra queda na cobertura vacinal infantil Paolla samba com look de crochê e arranca suspiros. Veja o vídeo <