Crime
Ataque a tiros deixa mortos e feridos em acampamento do MST
Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (10)
Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em um ataque a tiros contra o acampamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na noite de sexta-feira (10), em Tremembé, no interior de São Paulo.
O crime aconteceu por volta das 23h, quando homens armados chegaram ao local em carros e motos e atiraram contra um grupo que estava em um espaço coletivo.
Valdir do Nascimento, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28, morreram na hora. Outras vítimas, com idades entre 18 e 49 anos, foram levadas para o pronto-socorro de Tremembé e para o Hospital Regional de Taubaté.
Denis Barbosa de Carvalho, de 29 anos, que era irmão de Gleison, chegou a ser internado em estado grave, mas não resistiu e faleceu no sábado (11).
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou os assassinatos, que aconteceram na altura da Estrada do Kanegae. O caso é investigado pela Polícia Civil de Taubaté. Testemunhas afirmaram que os atiradores chegaram em cinco carros e duas motos.
Repercussão
O MST classificou o ataque como um "massacre" e destacou a falta de segurança em territórios de reforma agrária. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e outros políticos de esquerda também se manifestaram, cobrando providências e repudiando o crime.
Um crime gravíssimo aconteceu nesta madrugada. Um grupo de criminosos invadiu o assentamento Olga Benario, no município de Tremembé, estado de São Paulo, e balearam 8 assentados, levando à óbito os assentados Valdir do Nascimento e o jovem Gleison Barbosa Carvalho. Os demais…
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) January 11, 2025
Em nota oficial, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que a violência é inadmissível e pediu justiça.
As investigações seguem em andamento para identificar e prender os responsáveis pelo ataque.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!