Guerra
Ato reúne manifestantes em consulado da Rússia no Rio
Grupo protestou contra o conflito no leste europeu
Um grupo de cerca de 80 pessoas, formado por ucranianos, russos e brasileiros, portando cartazes, participaram nesta segunda-feira (28) de uma manifestação em frente ao Consulado da Rússia, no Leblon, na Zona Sul do Rio
Os manifestantes defenderam uma posição contrária à guerra entre os dois países e pediram paz. O empresário e chef Romano Tseplik, conhecido como Romano Russo, que tem restaurante de comida típica russa e ucraniana, disse que “é uma manifestação pacífica, sem nenhuma provocação”.
O empresário disse ainda não saber se a manifestação terá desdobramentos.
“Hoje [segunda] é o primeiro dia. Vamos ver no que dá”, contou Romano, que tem parentes tanto na Ucrânia, quanto na Rússia. Tseplik nasceu no Cazaquistão, território que integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), extinta em 1991, e está preocupado com o que pode acontecer a seus familiares.
O Consulado da Rússia informou que não podia fornecer informação nem comentar sobre o ato.
Cessar-fogo
Nesta segunda, representantes dos país começaram, na Bielorússia, uma tentativa de cessar-fogo. A conversa foi motivada após países aplicarem sanções à Rússia, aumento seu isolamento econômico. O objetivo é a interrupção dos ataques promovidos pelo líder russo, Vladimir Putin, iniciado desde a madrugada da última quinta-feira (24).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!