Brasil & Mundo
Autoridades e cidadãos debatem segurança pública
Na manhã desta quinta-feira (30) aconteceu mais uma edição da reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No encontro foram apresentadas propostas para a melhoria da segurança pública na cidade. O evento contou com a participação de autoridades e de cidadãos niteroienses.
O presidente do Conselho, Leandro Santiago, iniciou os debates falando que a presença da população na reunião estava menor do que o costume, o que causou estranhamento. “A população precisa acordar. Há uma parte acordada, que está aqui”, disse Santiago.
Uma moradora do condomínio Chácara de São Francisco esteve presente e levou impresso em um cartaz a foto de um assalto feito em frente ao condomínio no fim do mês passado, onde os bandidos estavam armados com fuzis.
“São Francisco vive essa realidade: assalto com fuzil na porta de casa! As pessoas não querem mais sair, estão com medo, com depressão, síndrome do pânico. Querem ir embora de Niterói”, relata com tristeza a representante dos moradores.
O delegado Claudio Otero Ascoli, da 79ª Delegacia de Polícia, de Charitas, lembrou que o aumento da criminalidade na região surgiu após o envio de policiais para o bairro do Fonseca e adjacências, o que fez o efetivo da 79ª DP ir de 39 agentes para 19. Com isso, houve a migração dos bandidos para Charitas e São Francisco. Até o dia de ontem (29), a região tinha 23 roubos de veículos registrados.
“Nós estamos atentos e estamos fazendo nossa parte”, disse o delegado, que inclusive afirmou que ele mesmo foi assaltado por um dos bandidos que cometeu o assalto de fuzil em frente ao condomínio de São Francisco. “Ele é conhecido como Tufão. Estamos à procura dele e dos outros envolvidos”, conta o delegado.
O secretário de Ordem Pública do município, coronel Gilson Chagas, destacou o programa Niterói Mais Segura, que tem como objetivo principal somar esforços para aumentar a segurança, e para isso haverá um aumento do número de policiais nas ruas da cidade, cerca de 200 policiais por turno.
“A segurança é hoje o que mais preocupa a população. Por isso é fundamental essa união entre os órgãos de segurança pública e a integração com a sociedade”, salienta o secretário.
A próxima reunião do conselho está prevista para o dia 28 de dezembro, quinta-feira, a partir das 9h, na Rua Andrade Neves, nº 31, no Centro, na sede da CDL.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!