Brasil & Mundo
Baixa procura pela vacina contra febre amarela
No último sábado (3), a secretaria de Saúde realizou um novo Dia D de vacinação contra a febre amarela em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. Foi a terceira grande ação realizada desde o ano passado, mas a população não compareceu conforme o esperado. Cerca de 250 mil pessoas foram imunizadas - quando a expectativa era vacinar 500 mil.
“Precisamos imunizar 14 milhões de pessoas, e até agora cerca de 10,5 milhões estão protegidas. A campanha continua nos postos municipais, e vamos trabalhar de forma incansável até que todo o público-alvo esteja vacinado” afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
A partir de 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da Região Metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do Estado, são aplicadas doses padrão da vacina.
Quem não deve tomar a dose fracionada:
- crianças de 9 meses a menores de dois anos;
- pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);
- gestantes;
- viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!