Decisão

Bancos deixarão de oferecer transferências via DOC após Pix

Medida vem sendo cada vez menos utilizada

As operações via DOC ou TEC poderão ser agendadas até 15 de janeiro de 2024
As operações via DOC ou TEC poderão ser agendadas até 15 de janeiro de 2024 |  Foto: Ono Kosuki/Pexels
 

Bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vão deixar de oferecer transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) a partir de 29 de fevereiro de 2024, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

A medida está relacionada ao custo benefício para os clientes, segundo a Febraban, já que o Pix se tornou a preferência nacional após o seu lançamento em novembro de 2020.

O DOC, criado pelo Banco Central em 1985, vem sendo cada vez menos utilizado e representou apenas 3,7% do total de transações no ano passado, de acordo com a Febraban.

As operações via DOC ou TEC poderão ser agendadas até 15 de janeiro de 2024, mas os bancos encerrarão os sistemas de recebimento e processamento dos dois serviços no mesmo dia 29 de fevereiro. Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99.

< MC Cabelinho revela cachê milionário de shows; saiba quanto Preta Gil retoma tratamento contra câncer e recebe apoio de amigos <