Brasil & Mundo

Banido do Twitter e Facebook,Trump cria sua própria rede social

O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA).
O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA). |  Foto: Isac Nóbrega/PR
Trump deseja enfrentar o Facebook e o Twitter com sua própria rede social. Foto: Agência Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (20) que irá lançar sua própria rede social, a "Truth Social" (a palavra "Truth" significa "verdade"). Ademais, a criação do novo aplicativo, que já está em beta e disponível para ser baixada na Apple Store, vem como uma resposta ao Facebook e ao Twitter, que baniram Trump após ele incitar a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Em seu anúncio, Trump fez questão de alfinetar as demais redes sociais e informou que a Truth Social irá “enfrentar a tirania das big techs”, além de permitir que o ex-presidente volte a ter relevância na internet, já que seus canais mais populares foram excluídos.

Lançamento do aplicativo

A nova rede social será criada pela fusão da Trump Media e a Technology Group, sendo lançada oficialmente para todo o público no primeiro trimestre de 2022. Apesar disso, um seleto grupo de convidados vai poder acessar o aplicativo já em novembro deste ano. Ainda em seu comunicado, Trump declara: "Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável”.

A nova rede social será lançada para todo público no primeiro trimestre de 2022. Foto: Reprodução / Apple Store

Sobre o seu funcionamento, a nova rede social trará um esquema semelhante ao que já vemos nas já existentes, em que os usuários poderão compartilhar notícias, vídeos e postagens, porém sem precisar se preocupar com o controle e a "censura" encontrados no Twitter e no Facebook.

Com o anúncio da Truth Social já existe a especulação de que Trump deseja voltar para a carreira política e que o lançamento do aplicativo é uma forma de divulgar todas as informações sobre sua candidatura, além de aumentar a sua popularidade, podendo até concorrer novamente à presidência em 2024.

Agora, nos resta esperar para ver se a nova rede social ganhará destaque ou se perderá no mar de aplicativos que já temos instalados nos nossos celulares.

< Ex-secretário da Seap do Rio é alvo de operação do MP Ex-assessora do Detro tem bens bloquados no Rio <