Boletim
Bolsonaro apresenta alteração no estado de saúde
Ex-presidente segue recebendo alimentação por via intravenosa

O estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro foi atualizado neste sábado (19) pela equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo os profissionais, ele teve um "episódio de alteração na pressão arterial" durante a internação na UTI, mas a situação "já foi normalizada". Ainda sem previsão de alta, Bolsonaro continua sob cuidados médicos.
De acordo com o boletim, o ex-presidente segue em jejum e recebendo alimentação por via intravenosa, pois ainda não apresenta movimentos intestinais.
"Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação", informou o comunicado, assinado pelo cirurgião Cláudio Birolini e mais cinco médicos.
Durante a semana, Bolsonaro fez sessões de fisioterapia e caminhadas pelo hospital. Em imagens publicadas nas redes sociais, ele apareceu ao lado da esposa Michelle Bolsonaro e dos filhos. Visitas de outras pessoas foram proibidas por orientação médica.
Na última terça-feira (15), Bolsonaro disse nas redes que está focado na recuperação da cirurgia e que esta foi a mais difícil que já enfrentou. A operação, feita no domingo (13), durou 12 horas e teve como objetivo tratar uma suboclusão intestinal, causada por uma dobra no intestino delgado.
A cirurgia foi uma laparotomia exploradora, usada para analisar os órgãos internos e desfazer aderências no intestino. Depois disso, os médicos também fizeram a reconstrução da parede abdominal.
Desde 2018, quando levou uma facada durante a campanha eleitoral, Bolsonaro já passou por seis cirurgias. Todas são relacionadas a complicações provocadas pelo ferimento.
Os médicos informaram que o processo de recuperação será demorado. Segundo eles, o tipo de cirurgia feita aumenta os riscos de infecção e alteração na pressão arterial. Por isso, Bolsonaro segue internado na UTI, com a expectativa de permanecer pelo menos mais duas semanas no hospital.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!