Brasil & Mundo

"Bora" decolar?

Já se programou para alta temporada de final de ano? Sabe o que vai fazer nesse período de sol, agitação e férias? O que escolher: praia ou cachoeira? Região dos Lagos ou Região Serrana? Quem sabe ficar pela cidade para aproveitar o que ela tem a oferecer... Então, não perde tempo e aproveite para conhecer o Parque Municipal de Niterói (ParNit), mais conhecido como Parque da Cidade, em São Francisco.

Além da vista, considerada por muitos como uma das belas do Rio, o visitante pode aproveitar para se aventurar de forma radical num voo de parapente ou caminhar por trilhas que ligam a Zona Sul à Região Oceânica.

“O Parque da Cidade hoje é considerado um dos locais mais atrativos do Estado, são 18 trilhas, somando quase 12 quilômetros, a serem escolhidas por nossos visitantes. Quase todas em perfeitas condições de uso, além de uma trilha especializada para prática de mountain bike. São quase dois anos de trabalho intenso para atender da melhor maneira possível os nossos visitantes”, explica Alex Figueiredo, administrador do Parque e Guia de Turismo, garantindo a total segurança nas trilhas.

“O visitante pode optar por sair de São Francisco e usar a travessia Tupinambá, para chegar à praia de Piratininga. Hoje é considerada nossa maior trilha. Não temos denúncias de assaltos em nossas trilhas. O que aconteceu foi que durante um tempo antigo houve reclamações em outros locais e isso fez com que as pessoas se afastassem do Parque da Cidade. O que a gente pede é que as pessoas sempre pesquisem sobre a trilha que pretende fazer, contrate um guia profissional e saiba o melhor horário para a prática”.

Voo de parapente

“Não importa o valor que você está gastando para realizar o sonho de fazer um voo de parapente. Desfrutar de uma imagem linda e ainda vista de cima, é algo extraordinário, a sensação é maravilhosa”, diz o estudante de direito Patrick Pacheco, morador de Campo Grande, visitante do Parque da Cidade.

Há pelo menos 20 anos o voo é uma das principais atrações no ParNit, é o que explica o vice presidente do Clube Oceânico de Voo Livre e instrutor de voo duplo, Ciro Gomes de Souza, o Ciroanimau.

“O Parque da Cidade começou com o voo de asa delta e o parapente veio depois. O Parque é um dos grandes atrativos de Niterói e essa vista é algo que não tem com descrever. Eu posso dizer que 99% das pessoas tem esse sonho de voar. Ela pode não admitir, mas o desejo permanece dentro dela. Voar de parapente é mais simples do que as pessoas imaginam. Ela desfruta de uma sensação maravilhosa e o melhor de tudo, sem o barulho do motor na cabeça”, explica o instrutor, que durante anos trabalhou como piloto de avião comercial e hoje está há 12 no parapente.

Quebrar barreiras e superar limites do medo são questões principais para quem deseja voar de parapente.

“Voar faz você expandir seus limites. A pessoa precisa superar seus medos e ter certeza que está usando um equipamento 100% seguro que assegure o limite de peso máximo. O voo é para qualquer um, pessoas com deficiência, idosos (Ciro já fez um voo com uma pessoa acima de 90 anos). Não importa a idade, o importante é saber com quem você está voando e ter a garantia que esse instrutor está capacitado. Na dúvida, procure saber com o clube responsável de voo livre sobre a situação daquele instrutor”, conclui.

O Parque da Cidade está localizado em São Francisco, na zona sul de Niterói, subindo pela rua Nossa Senhora de Lourdes ou pela estrada do Maceió, cujo acesso é pelo Largo da Batalha.

Quem deseja voar é só buscar informação na sede do Clube de Voo Livre, que fica no alto do Parque, ou acesse o site www.ciroanimau.com.

Promoção

Os dez melhores comentários na matéria ganham um desconto super especial para um voo de parapente no Parque da Cidade, com o instrutor de voo Ciro Animau. Os voos custam em torno de R$ 370 e os ganhadore da promoção vão pagar apenas R$ 250.

< O tempo vai mudar neste fim de semana Canoas Havaianas em Itaipu <