Logo Enfoco


    Vem aí!

    Brasil enfrentará nova onda de calor em setembro

    Temperaturas no Rio de Janeiro alcançam 35ºC

    Publicado 30/08/2024 às 9:31 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A situação requer monitoramento e atualizações contínuas
    A situação requer monitoramento e atualizações contínuas |  Foto: Reprodução/ ClimaTempo

    Conforme a Climatempo, uma nova massa de ar quente e seco começará a se estabelecer no Brasil a partir da primeira semana de setembro, iniciando o fenômeno na próxima segunda-feira, dia 2. No Rio de Janeiro, a temperatura atinge a máxima de 35ºC.

    Uma nova onda de calor deve se intensificar nos próximos dias, elevando as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país. É esperada a possibilidade de temperaturas acima de 40ºC em algumas áreas do Centro-Oeste.

    Além disso, os modelos meteorológicos atuais indicam que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas persistindo até meados da segunda quinzena do próximo mês em várias regiões do país.

    Temperaturas no Rio 

    Recomendação do Inmet é que a população beba bastante água
    Recomendação do Inmet é que a população beba bastante água |  Foto: Arquivo Pessoal

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio de Janeiro neste sábado (31) é de sol, com a máxima chegando a 31°C e a mínima em 14ºC. No período da noite, o tempo deve ficar encoberto com poucas nuvens e não há possibilidade de chuva.

    No domingo (1), o sol aparece mais intenso, com a temperatura máxima de 33°C e a mínima 15°C. Também não há previsão de chuva, mas, presença de muitas nuvens e vento fraco/moderado.

    A temperatura máxima na segunda-feira (2) sobe para 35ºC, e mínima 16°C. Com a temperatura subindo, a recomendação do Inmet é que a população beba bastante água e que evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

    Alerta

    A situação requer monitoramento e atualizações contínuas. Assim como o calor, a previsão é de que a chuva só chegue à maioria dessas áreas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.

    Devido ao fenômeno, a Climatempo alerta que a umidade do ar pode cair para níveis críticos, abaixo de 12%, em várias cidades do sul de Mato Grosso, no interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, e no sul de Goiás.

    Com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a concentração de poluentes deve aumentar, o que poderá impactar negativamente a qualidade do ar nos próximos dias.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Influenciadora relata voo sozinha após desistências por medo

    Próximo artigo
    >

    Casal é preso em flagrante por roubo no Centro de Niterói

    Relacionados em Brasil & Mundo