Logo Enfoco


    Investigação

    Bruna Surfistinha é indiciada por maus-tratos a animais

    Resgate dos bichos ocorreu no final de novembro de 2023

    Publicado 26/06/2024 às 7:32 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O delito tem pena de detenção de três meses a um ano, além de multa
    O delito tem pena de detenção de três meses a um ano, além de multa |  Foto: Reprodução

    Raquel Pacheco, mais conhecida como Bruna Surfistinha, enfrenta uma acusação séria que tem gerado repercussão em todo o Brasil. A ex-garota de programa, que ganhou notoriedade por seu polêmico blog, foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo por maus-tratos a animais. O caso, investigado pelo Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), segue agora para apreciação judicial.

    De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o inquérito policial foi concluído recentemente e enviado à Justiça nesta terça-feira (25), para que seja decidido se Bruna será ou não acusada do crime.

    Segundo a legislação brasileira de crimes ambientais, a pena para este delito pode variar de três meses a um ano de detenção, além de multa.

    Denúncia

    O inquérito teve origem a partir de um boletim de ocorrência registrado pela síndica do prédio onde Bruna alugava um apartamento.

    Conforme o relato da denunciante à polícia, mesmo após sair do imóvel, devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento, Bruna deixou seus animais domésticos, uma labradora e três gatas, em condições alarmantes de abandono.

    "Os animais permaneceram em total estado de abandono", afirmou a síndica no boletim, acrescentando que o apartamento estava infestado por fezes e urina dos animais. Moradores do prédio haviam se queixado do odor forte e das condições insalubres do ambiente.

    Resgate

    O resgate dos animais ocorreu no final de novembro do ano passado, quando policiais da 2ª Delegacia da Divisão de Investigações de Infrações contra o Meio Ambiente (DIICMA) compareceram ao local acompanhados por ativistas de duas ONGs dedicadas ao resgate e cuidado de animais, Lar Promessa Fiel e Perfeitos e Especiais. 

    Luisa Mell, conhecida ativista pelos direitos dos animais, divulgou vídeos do resgate que mostram as condições deploráveis em que os animais foram encontrados. Os vídeos mostram fezes e urina espalhadas pelo apartamento, além de potes de ração e água vazios, evidenciando a desnutrição e o estado de abandono dos bichos.

    Após o resgate, a labradora foi encaminhada para a ONG Promessa Fiel, onde recebeu cuidados veterinários devido ao estado de estresse e desnutrição. As três gatas foram levadas para a ONG Perfeitos e Especiais, onde estão sendo tratadas por problemas de saúde decorrentes do abandono prolongado.

    O que diz Bruna

    Em sua defesa, Bruna Surfistinha alegou que não abandonou os animais, mas estava enfrentando dificuldades financeiras que a impediram de pagar as contas do apartamento, incluindo a energia elétrica. Segundo seu advogado, Luiz Carlos Pileggi Costa, Bruna frequentava o local regularmente para cuidar dos animais, mesmo após ter sido impedida de entrar no apartamento.

    No entanto, a versão da defesa é contestada pelas ONGs e pelos relatos da síndica, que afirmam que os animais estavam sem cuidados adequados há mais de uma semana, mesmo com tentativas da administração do prédio de contatar Bruna.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Capa do dia - 26/06/24

    Próximo artigo
    >

    Vagas para merendeiro em Niterói: inscrições começam nesta quarta

    Relacionados em Brasil & Mundo