Brasil & Mundo
Butantan inicia construção de nova fábrica para produção de insumos
O Instituto Butantan anunciou nesta terça-feira (25) que iniciou a construção de uma nova fábrica para produção de soros. O anúncio, que foi feito por meio das redes sociais do instituto, também informa que a fábrica vai contar com um liofilizador, permitindo que os imunizantes produzidos no local possam ser transformados em pó.
A ideia é que o transporte dos soros para regiões de difícil acesso, ou que possuem dificuldades no armazenamento e manipulação, tenham um acesso aos imunizantes de maneira facilitada. Ainda de acordo com o próprio instituto, a construção está sendo feita com dinheiro de contribuição de diversas empresas privadas.
Ao total, o orçamento alcançado através das doações para a construção já é de R$191 milhões. Se o cronograma for cumprido, o prazo é de que a nova fábrica de vacinas fique pronta até setembro, mas só passará a funcionar e produzir os imunizantes em dezembro deste ano.
Com a fábrica, o Butantan deixará de ser dependente dos insumos necessários para vacinas produzidos por outros laboratórios e poderá produzir o seu próprio.
O anúncio ocorre após a aprovação da Anvisa para início imediato dos testes do soro anticovid, desenvolvido pelo Butantan, que aguardava decisão desde março.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!