Brasil & Mundo

Caixa lança edital com vagas para pessoas com deficiência

Imagem ilustrativa da imagem Caixa lança edital com vagas para pessoas com deficiência
|  Foto: Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Prédio da Caixa Econômica Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal divulgou o edital com 1.100 vagas para pessoas com deficiência (PcD) nesta sexta-feira (10). Os salários serão de R$ 3 mil com jornada de trabalho de seis horas diárias, caracterizando 30 horas semanais. As inscrição vão desta sexta (10) até 27 de setembro.

Serão 1 mil vagas imediatas e 100 para o cadastro de reserva, todas para o cargo de técnico bancário tradicional e técnico bancário - tecnologia da informação. Além disso, 20% das oportunidades serão destinadas a pessoas negras ou pardas, com deficiência. Para concorrer é necessário certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio. As inscrições podem ser realizadas através do site da banca organizadora do concurso, Fundação Cesgranrio, e a taxa é no valor de R$ 30.

Os aprovados terão direito a participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente, além de plano de saúde, plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional, acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

Avaliação

A avalição será composta por cinco etapas, sendo: avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas; prova de redação; aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos; análise do laudo médico por equipe multiprofissional da condição declarada de deficiência; procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para a contratação e exames médicos admissionais.

As provas estão marcadas para 31 de outubro. Serão 60 questões, 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Dentre as matérias estão: Língua Portuguesa (10), Matemática Financeira (10) e Conhecimentos Bancários (10), para ambos os cargos.

O cargo de técnico tradicional terá nos conhecimentos específicos noções de probabilidade e estatística (5) , conhecimentos de informática (10) e atendimento bancário (15). Já para técnico bancário TI, serão cobradas 30 questões de tecnologia da informação.

Para ser aprovado o candidato precisa obter 50% ou mais dos pontos tanto no conjunto da prova quanto em cada conhecimento (Básico e Específico). O resultado final está previsto para o dia 10 de dezembro. 

< Vendas do varejo brasileiro cresceram em julho deste ano Pelé tem recuperação satisfatória na UTI, diz boletim médico <