Polêmica

Calouros são recebidos por alunos pelados em universidade; vídeo

Iniciativa é apoiada pela coordenação da faculdade

A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Cappelli, do "Metrópoles"
A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Cappelli, do "Metrópoles" |  Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no RS, foi palco de uma apresentação artística polêmica nesta última sexta-feira (8). Estudantes do curso de Artes Visuais promoveram uma performance com nudez dentro do prédio onde são ministradas as aulas da área. 

A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Cappelli, do "Metrópoles". A iniciativa, chancelada pelo diretório acadêmico da faculdade, fez parte do programa "Acolhida Cidadã", cujo objetivo é receber os novos alunos de forma inclusiva e acolhedora.

A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e de acordo com a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais, poderia ser apreciada até mesmo por crianças, pois não havia cenas consideradas erotizadas.

A universidade defendeu a iniciativa como uma forma de mostrar aos novos alunos o contexto da instituição e promover uma recepção positiva, visando acabar com trotes violentos.

Em nota, a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais esclareceu que a performance foi idealizada e executada pelos próprios estudantes, como parte das atividades da Acolhida Cidadã.

“A Coordenação dos Cursos de Artes Visuais informa que na última sexta-feira (8) aconteceu uma performance artística, idealizada e executada por estudantes, que integrou a programação da Acolhida Cidadã, organizada pelo diretório acadêmico. A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas de nudez não tiveram qualquer conotação exoneração erótica e/ou sexual, simplesmente corpos nus", escreveu.

A Coodernação reiteirou, ainda, que não havia a presença de crianças no local.

"No momento da performance não havia a presença de crianças no local; ainda que houvesse, conforme matéria publicada em 31/5/2022 pelo Ministério da Justiça acerca da legislação vigente para espetáculos e filmes no país, a classificação indicativa, nessa situação, seria livre. O Curso de Artes Visuais incentiva as práticas artísticas em performance e não vê nenhum problema na ação realizada”, completou a Furg.

< 'Estou decepcionada', dispara Anny após atitude de Bia no BBB Acusado de espancar esposa na frente da filha é preso em Niterói <