Brasil & Mundo

Cardeal Eusébio Scheid morre de Covid-19 em São Paulo

Imagem ilustrativa da imagem Cardeal Eusébio Scheid morre de Covid-19 em São Paulo
Religioso faleceu na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde morava. Foto: Arquidiocese

Morreu, na tarde desta quarta-feira (13), Dom Eusébio Sheid, Cardeal Emérito do Rio, por complicações da Covid-19. O religioso faleceu na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde morava.

"O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, entregou serenamente sua alma a Deus, no inicio da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, após longo período de enfermidade, em São José dos Campos (SP), onde residia", diz a nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932. No dia 25 de julho de 2001 foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, sucedendo o Cardeal Eugenio de Araujo Sales. Tomou posse em 22 de setembro do mesmo ano.

Tornou-se cardeal em 21 de outubro de 2003, quando o Papa João Paulo II presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos Cardeais. Foi criado cardeal presbítero, com o título da Basílica dos Santos Bonifácio e Aleixo. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI.

Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido pelo Cardeal Orani João Tempesta. Atualmente residia em São José dos Campos, onde foi seu primeiro bispo diocesano.

Logo Enfoco

Cicero Borges

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Suspenso por uso de cocaína, Rodolfo tem pena reduzida e já pode jogar Impeachment de Trump aprovado na Câmara americana <