Brasil & Mundo

Casal completa 50 anos de casamento em Niterói

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou na última década um aumento de 160% no número de divórcios. Na contramão dos números, está o casal Carlos Alberto de Souza Pereira, de 74 anos, e Maria Aparecida Dias Pereira, de 72, que no último sábado, 30 de setembro, completou 50 anos de casamento.

A história de amor  começou na cidade de Muriaé, no interior de Minas Gerais, onde Maria Aparecida se encantou com um rapaz magrinho e tímido, vindo de Niterói. Carlos Alberto tinha 13 anos na época e Maria Aparecida apenas 10. À frente de seu tempo, a iniciativa do namoro partiu dela, que fez o pedido ao jovem.

“Meu irmão comprou mamadeira e fralda e meu deu, falando que eu estava namorando com uma criança”, conta Seu Carlos Alberto. De fato eles eram crianças quando iniciaram a história de amor, mas o casamento só se concretizou quando o casal já tinha mais de 20 anos, no ano de 1967. Desde então, os dois vivem na mesma casa em Niterói, pra onde se mudaram.

E foi nesta mesma casa que, no último sábado, dia 30 de setembro, às 19h, foi celebrada uma missa em homenagem aos 50 anos de união do casal. O Padre Luiz Otávio Gomes Gouvêa, da comunidade São José, do Santuário das Almas, comandou a cerimônia lotada de parentes e amigos. “Estamos vivendo um momento de relações líquidas, não existe mais consistência e isso não é uma questão de fé, e sim do momento que estamos passando. Então celebrar tanto tempo de matrimônio é uma alegria enorme”, comenta o padre.

Seu Carlos Alberto diz que viver a dois é uma arte. “Quando um não quer, dois não brigam. Não adianta impor sua vontade”, conta o aposentado dizendo ainda que não existe uma receita infalível para uma relação duradora, mas que ter muita paciência é essencial. Dona Maria Aparecida afirma que o que não pode ter em um relacionamento é a indiferença. “A indiferença mata o amor”.

Irina Dias, de 33 anos, é afilhada do casal e veio de Juiz de Fora, Minas Gerais, para participar desse momento tão raro que é comemorar bodas de ouro. Ela diz ter muita gratidão pelos padrinhos, “Eu nunca vou conseguir agradecer o suficiente, mas nunca vou me cansar de agradecer por esses 50 anos de lições de amor”.

Um dos netos do casal, Kaian Dias, de 27 anos, diz que os avós são um exemplo que ele espera seguir. “Eles são a base da família, exemplo de amor, dedicação ao próximo e solidariedade”.

Dona Aparecida conta que desde quando viu os pais completarem 50 anos de casados, tinha o sonho de completar também. “Me sinto muito feliz e abençoada por chegar nesse nível”.

“Gosto de mulher brava. O que mais me encanta nela é a sinceridade”, fala Seu Carlos Alberto sobre a esposa. Já Dona Aparecida diz que a dedicação, o carinho e a paciência são as características que mais admira no marido. “Ele é um homem honesto, justo, um bom pai, e o amor que nos une é pra sempre”.

< Flamengo acende sinal de alerta após derrota para macaca Gritos homofóbicos geram multas à Seleção Brasileira <