Oportunidade

Censo 2022: IBGE abre processo seletivo para novas vagas

Ao todo serão 6.765 vagas para os cargos de recenseador e agente

IBGE abre novas vagas temporárias para o Censo 2022
IBGE abre novas vagas temporárias para o Censo 2022 |  Foto: Divulgação
  

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 6.765 novas vagas para interessados em trabalhar no Censo Demográfico 2022. O objetivo da contratação é incluir novos servidores para o serviço de coleta de informações para o Censo Demográfico 2022 após desistência de alguns aprovados.

As normas da seleção simplificada foram divulgadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). As vagas são para todo o Brasil.

Entre todas as oportunidades, são 6.514 postos para recenseadores e 251 para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas pretas ou pardas contam com vagas exclusivas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de agosto (com exceção de sábado e domingo) pelo site https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34707-2022-18-recenseador-agente-censitario-municipal-e-agente-censitario-supervisor-complementar.html. Não será cobrada nenhuma taxa.

Funções e remunerações 

Para os recenseadores, a remuneração do cargo será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O contrato terá duração de 3 meses, com possibilidade de ser prorrogado.

É necessário ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo, ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e não ser sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, incluindo MEI (microempreendedor individual).

Já os candidatos para as vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) devem cumprir com os mesmos pré-requisitos que os recenseadores, porém com exceção da escolaridade, já que o posto exige ensino médio completo. A remuneração oferecida é de R$2.100,00, para função de ACM, e R$1.700,00 para ACS.

O contrato prevê 40 horas semanais, das quais 8 horas diárias, e pagamento de vale-transporte e refeição. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, mas podendo haver possibilidade de prorrogação.

A inscrição para ambos os cargos é única. Serão oferecidas as vagas de ACM aos candidatos que obtiverem melhor classificação no processo seletivo simplificado. Aos demais candidatos classificados, serão oferecidas as vagas de ACS, dependendo da ordem de classificação.

< Caminhão da Adidas é roubado com 25 mil camisas do Flamengo Menino de 10 anos morre ao inalar aerossol dentro de guarda-roupa <