Brasil & Mundo

Cirurgia cardíaca alerta para grave estado de saúde de Kim Jong-um

A vida do ditador norte-coreano Kim Jong-um vem ganhado destaque no cenário internacional, após a especulação de que o estado de saúde do líder da Coreia do Norte é grave após passar por uma cirurgia cardíaca. A rede NBC News chegou a publicar a morte do ditador, mas voltou atrás mencionando o estado de saúde.

Ditador estaria afastado em um vilarejo nos arredores de Pyongyang. Foto: KCNA / Divulgação

Segundo o site coreano Daily NK, Kim Jong Un teria passado por um procedimento cardiovascular no último domingo (12) e estaria afastado em uma vila nos arredores de Pyongyang. A guarda pessoal do ditador faz o controle dos acessos.

Desde então a mídia estatal controlada pelo governo do país não emite boletins oficiais sobre o estado de saúde do ditador e os motivos que levaram Kim a passar por uma cirurgia cardíaca.

A imprensa internacional trabalha com a hipótese de o líder ter sido infectado pelo novo coronavírus (Covid-19) já que o país também não emite o controle sobre a proliferação da doença.

As especulações sobre a vida de Kim aumentaram ainda mais quando o ditador não compareceu, no último dia 15, a cerimônia em homenagem ao avô, Kim Il Sung, no Palácio do Sol de Kumsusan. Segundo a agência Daily NK, ele jamais faltou a solenidade desde que assumiu o controle do país em 2012.

Na manhã desta terça autoridades sul-coreanas relataram ainda não ter recebido qualquer informação sobre agravamento no quadro de saúdo do líder da vizinha coreana.

< Segunda parcela de auxílio emergencial será paga na próxima quinta-feira Protestos de domingo contra Congresso e STF serão investigados <